Esta matéria contém recursos multimídia" />
Senado

Raupp pede que governo mude o Código Florestal Brasileiro Esta matéria contém recursos multimídia

[Foto: senador Valdir Raupp (PMDB-RO)]
Página Multimídia

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) apelou em Plenário, nesta quinta-feira (26), ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para que modifique o Código Florestal Brasileiro. A lei, elaborada em 1965, está sendo rediscutida nas comissões da Câmara e do Senado, e também, segundo explicou o parlamentar, por “quatro grupos sociais distintos” – ruralistas, ambientalistas, empresários e camponeses – , cada um com interesses e reivindicações próprias.

Raupp afirmou que as discussões em torno do assunto entre parlamentares e governo não avançam, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atendendo a um apelo dos ruralistas, decidiu prorrogar por mais um ano e meio a entrada em vigor de decreto que obriga os produtores rurais a formalizar um compromisso de manter reservas legais em suas propriedades.

– Com o adiamento, os ruralistas terão mais tempo para mexer no Código Florestal. Na avaliação deles, tal decreto, com base na atual legislação ambiental, deslocaria milhões de proprietários para a ilegalidade – afirmou Raupp, para quem foi “sensata e prudente” a decisão de Lula.

O senador por Rondônia lembrou ainda que o governo brasileiro anunciou há pouco a menor taxa anual de desmatamento da Floresta Amazônica desde 1988, quando a medição começou a ser feita.

– Na verdade, ninguém mais quer derrubar, ninguém quer desmatar, principalmente aqueles que têm o documento da terra. Mas eles querem compensações – afirmou o senador.

Ao concluir, Raupp defendeu aprovação de projeto seu trata do “desmatamento zero”, com as suas compensações.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Raupp pede que governo mude o Código Florestal Brasileiro Esta matéria contém recursos multimídia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/raupp-pede-que-governo-mude-o-codigo-florestal-brasileiro/ Acesso em: 29 fev. 2024