O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) subiu à tribuna nesta terça-feira (15) para elogiar a atuação da Associação Brasileira de Franchising. Ele apontou a importância dessa entidade para o desenvolvimento do sistema de franquias no país.
– A associação incentiva o crescimento do setor e assegura que os franqueadores apresentem bons projetos nos mais diversos segmentos – declarou.
Para Raupp, o sistema de franquias oferece aos pequenos empresários uma forma mais segura de abrir negócios, pois lhes ensina o “saber fazer”, que o senador resume como “o conhecimento sobre como os recursos devem ser gerenciados, tanto para instalação de uma atividade comercial, quanto para depois ser possível mantê-la”.
A dificuldade com o “saber fazer”, segundo Raupp, é o principal motivo pelo qual cerca de um terço das pequenas empresas do país vão à falência antes de completarem um ano de funcionamento. Ele observou que “essa informação é ainda mais significativa quando se sabe que as pequenas empresas são responsáveis por 60% dos empregos no Brasil”.
– Hoje, ninguém pode se aventurar sem um bom plano de negócios, sem um bom planejamento, sem uma boa pesquisa de mercado ou sem noções de gerenciamento de recursos e pessoas – alertou.
Para ressaltar a importância das franquias, ele citou estatísticas segundo as quais 95% das empresas nesse sistema continuam a funcionar três anos após serem abertas, enquanto apenas 40% dos negócios “independentes” se mantêm após o mesmo período. Citando dados da Associação Brasileira de Franchising, Raupp afirmou que a atividade das franquias gera 700 mil empregos diretos em diversos segmentos, como alimentação, hotelaria e vestuário, entre outros.
Fonte: Senado
