Esta matéria contém recursos multimídia" />
Senado

Paim vai requerer audiência pública para debater greve na Vale do Canadá Esta matéria contém recursos multimídia

[Foto: senador Paulo Paim (PT-RS)]
Página Multimídia

O senador Paulo Paim (PT-RS) disse nesta terça-feira (17) que recebeu representantes do sindicato dos metalúrgicos da Companhia Vale no Canadá, que estão fazendo uma paralisação naquele país. Paim informou que os representantes dos metalúrgicos estão em contato com outros sindicatos e com autoridades de vários países em busca de apoio para o movimento grevista.

Paim se disse indignado com a forma como a Vale está agindo no Canadá e no Brasil em relação aos direitos dos trabalhadores ativos e aposentados. Ele anunciou que apresentará nesta quarta-feira (18) um requerimento na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) para a realização de uma audiência pública com a participação de sindicalistas e empresários.

– Pelo relato que recebi, é uma questão de direitos humanos – afirmou.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse, em aparte, que os metalúrgicos canadenses estão em greve há quatro meses aguardando entendimento para que possam negociar um acordo com a Vale.

Aposentados

O senador aproveitou para fazer um apelo em nome dos aposentados que decidiram passar a noite em vigília na Câmara dos Deputados para tentar sensibilizar os parlamentares a votarem pelo fim do fator previdenciário Entenda o assunto e pelo reajuste das aposentadorias. Paim pediu à Presidência do Senado que solicite ao presidente da Câmara, Michel Temer, que permita o acesso dos manifestantes aos banheiros do Salão Verde, água, lanche e acompanhamento médico, uma vez que são idosos.

O senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) transmitiu a Paim o apelo do aposentado Cidene Ribeiro, ex-gerente da Varig em Mato Grosso, que pediu uma solução para o impasse do fundo previdenciário Aeros. Paim disse reconhecer o direito, observando que precisa haver um entendimento sobre a dívida de R$ 4 bilhões da Varig com a Previdência Social.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Paim vai requerer audiência pública para debater greve na Vale do Canadá Esta matéria contém recursos multimídia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/paim-vai-requerer-audiencia-publica-para-debater-greve-na-vale-do-canada/ Acesso em: 21 abr. 2024