Senado

Osvaldo Sobrinho analisa situação da Região Centro-Oeste em estudo sobre distribuição de renda

[Foto: senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT)]

O senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) comentou nesta quarta-feira (4) o estudo feito pelo economista Julio Miragaya, denominado Mapa da Desigualdade Espacial da Renda no Brasil e que revela que a Região Centro Oeste alcançou os mesmos patamares das Regiões Sul e Sudeste em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) per capita. Ele alertou para a necessidade de políticas públicas para a região que garantam sua sustentabilidade ambiental e a melhor distribuição de renda.

Osvaldo Sobrinho disse que outra constatação feita pelo economista é o papel da atividade agropecuária, tecnologicamente avançada, como principal fonte de riqueza das regiões que apresentaram maior crescimento econômico. O senador acrescentou que o estudo concluiu que o maior dinamismo econômico deslocou-se do litoral para o interior do país, especialmente nas áreas do cerrado.

– De 31 regiões que mantiveram crescimento médio anual do PIB acima de 10%, entre os períodos de 1999 a 2006, nada menos que 17 se localizam nas áreas de expansão da fronteira agrícola do cerrado, com destaque para o Mato Grosso, Tocantins e Maranhão – destacou.

Na avaliação de Osvaldo Sobrinho, a união de políticas públicas adequadas de fomento com o desenvolvimento de tecnologias avançadas para o setor produtivo, pode transformar a realidade de um município, de uma região ou de um país. O senador observou que, no entanto, o aumento de produção e renda verificado não se distribuiu homogeneamente pelos municípios mato-grossenses ou do Centro Oeste.

Para o senador, a grande questão agora é a sustentabilidade do desenvolvimento na região e a preservação dos biomas, especialmente a contenção do avanço dos desmatamentos no cerrado. Ele citou o estudo da Universidade Federal de Goiás que alerta para o desmatamento, que já atinge uma área de 800 mil quilômetros quadrados e que, se for mantido o atual ritmo de avanço da fronteira agrícola e da pecuária, em 40 anos atingirá 960 mil quilômetros quadrados.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Osvaldo Sobrinho analisa situação da Região Centro-Oeste em estudo sobre distribuição de renda. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/osvaldo-sobrinho-analisa-situacao-da-regiao-centro-oeste-em-estudo-sobre-distribuicao-de-renda/ Acesso em: 11 dez. 2023