Senado

Osmar Dias quer mais portos secos e ferrovias no Paraná

[Foto: senador Osmar Dias ]

Ao relatar visita ao interior de seu estado, durante a qual teve oportunidade de tomar conhecimento de importantes demandas dos municípios da região, o senador Osmar Dias (PDT-PR) defendeu a construção de portos secos no Paraná bem como a ampliação de sua malha ferroviária.

De acordo com o parlamentar, o desenvolvimento industrial de cidades-pólo como Londrina e Ponta Grossa, por exemplo, poderá ser acelerado com a implantação de mais portos secos, devido à desburocratização dos procedimentos de exportação e importação de mercadorias possibilitada através do funcionamento desses terminais terrestres de movimentação de cargas.

Ele reclamou da demora na apreciação pelas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do projeto de lei do Senado (PLS 327/06), de autoria do ex-senador João Alberto Souza, que dispõe sobre a movimentação e armazenagem de mercadorias importadas ou despachadas para exportação em portos secos.

Ferrovias

Osmar Dias chamou a atenção para importância da construção de um trecho de ferrovia ligando a cidade de Cascavel, em seu estado, até Maracajú, no Mato Grosso do Sul. Em sua opinião, tal obra, mesmo dependendo de recursos privados, somente poderá ser realizada se o Estado desempenhar o papel de articulador de investimentos financiados junto ao Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Osmar Dias quer mais portos secos e ferrovias no Paraná. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/osmar-dias-quer-mais-portos-secos-e-ferrovias-no-parana/ Acesso em: 18 jul. 2025