Esta matéria contém recursos multimídia" />
Senado

Mozarildo defende plebiscitos sobre criação de novos estados Esta matéria contém recursos multimídia

[Foto: senador Mozarildo Cavalcanti ]
Página Multimídia

Com o objetivo de convocar plebiscitos sobre a criação de três novos estados – que surgiriam do desmembramento do Amazonas, do Pará e de Mato Grosso -, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) apresentou em 1999 três projetos, já aprovados no Senado, que tramitam há cerca de dez anos na Câmara. Nesta quinta-feira (18), ele fez um apelo para que os deputados votem tais propostas ainda este ano.

Segundo Mozarildo, o desmembramento desses estados viabilizará o desenvolvimento das respectivas regiões. Ele citou os precedentes de Mato Grosso do Sul, que surgiu com a divisão de Mato Grosso, e Tocantins, criado a partir de Goiás. Para o senador, houve benefícios tanto para os novos estados como para os antigos.

– As áreas divididas melhoraram muito, o que beneficiou as respectivas populações – declarou ele.

Ao criticar os deputados que são contra os plebiscitos, o senador disse que “há representantes do povo que negam ao povo o direito de escolher, o que equivale a uma ditadura parlamentar”.

As proposições em questão são as seguintes (todas foram apresentadas sob a forma de projeto de decreto legislativo):

– a que cria o estado do Solimões a partir do desmembramento do Amazonas (PDS 20/99 no Senado; PDC 725/00 na Câmara) – essa matéria foi alterada para que, em vez de um estado, sejam criados três territórios federais;

– a que cria o estado de Tapajós a partir do desmembramento do Pará (PDS 19/99 no Senado; PDC 731/00 na Câmara);

– a que cria o estado do Araguaia a partir do desmembramento de Mato Grosso (PDS 18/99 no Senado; PDC 850/01 na Câmara).

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Mozarildo defende plebiscitos sobre criação de novos estados Esta matéria contém recursos multimídia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/mozarildo-defende-plebiscitos-sobre-criacao-de-novos-estados/ Acesso em: 13 jun. 2024