Senado

Mozarildo critica falta de providências em relação à seca em Roraima

[Foto: senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR)]

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) criticou em Plenário, nesta sexta-feira (19), o governo federal e o governo do estado de Roraima pela falta de medidas preventivas em relação à seca que atinge Roraima. Ele criticou também a inexistência de ações para impedir os incêndios que atingem plantações e matas no estado, assim como a atuação tardia para combatê-los.

Mozarildo disse que o rio Branco, o principal do estado, está quatro metros abaixo do nível normal, o que afetou todos os 15 municípios de Roraima. 10 deles, informou o senador, decretaram situação de emergência e os outros cinco, estado de calamidade pública.

O senador apelou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ao Ministério da Justiça e ao Ministério Público, bem como ao governo de Roraima, por medidas de auxílio à população, especialmente aos agricultores. Também pediu ajuda para o combate dos focos de incêndio, uma vez que, conforme observou, o Corpo de Bombeiros não possui recursos suficientes para tal tarefa.

Na avaliação de Mozarildo, a situação poderia ter sido evitada, uma vez que havia informações meteorológicas sobre a ocorrência de secas na região Amazônica, em razão, entre outras causas, do fenômeno El Niño. Ele também ressaltou que o estado já enfrentou incêndios de grandes proporções, como o ocorrido em 1998, chamado pela imprensa de “mega incêndio”, e o de 2003. Esses acontecimentos anteriores, disse o senador, deveriam servir de experiência para enfrentar as secas de forma mais eficiente.

– Esse descaso tem culpa do governo federal e do governo estadual, que não estão preocupados com o estado, mas com a eleição – disse Mozarildo Cavalcanti.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Mozarildo critica falta de providências em relação à seca em Roraima. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/mozarildo-critica-falta-de-providencias-em-relacao-a-seca-em-roraima/ Acesso em: 22 jun. 2024