O senador pernambucano Marco Maciel (DEM) homenageou nesta segunda-feira (10) o ex-senador Rui Palmeira (1910-1968), que deputado constituinte em 1946 e senador entre 1955 e 1968. Marco Maciel destacou a importância política de Rui Palmeira, apontando sua influência na política alagoana e no desenvolvimento do cooperativismo no Nordeste.
O Senado comemorou na sexta-feira (7) o centenário de nascimento de Rui Palmeira, ocorrido no dia 2 de março.
– Exerceu uma liderança incontestável na sociedade alagonana, especialmente entre os produtores de Alagoas, como diretor da Cooperativa de Banguezeiros (donos de engenho) e Fornecedores, atuando como um dos organizadores do primeiro congresso de cooperativismo e do congresso de banguezeiros de Alagoas. Foi fundador da primeira usina cooperativa da América do Sul – sublinhou o parlamentar.
Rui Palmeira, lembrou Marco Maciel, iniciou a carreira política na União Democrática Nacional (UDN), tendo fundado seu diretório estadual, após o fim do Estado Novo, em 1945. O senador mencionou que, eleito senador pela UDN em 1954 e reeleito em 1962, o político alagoano ocupou os cargos de primeiro secretário, vice-presidente e de líder do partido.
Marco Maciel citou o pensamento de Rui Palmeira sobre o federalismo, bandeira defendida no Senado: “Pensemos na Federação. Ela não subsiste à desigualdade, ao desequilíbrio, ao desprezo pelo destino de uns. Se nasceu [da] identidade de sentimentos, hoje vive da coincidência de interesses, da igualdade de tratamento, da solidariedade, da assistência, da constante preocupação de desenvolvimento uniforme”.
O parlamentar lembrou ainda que, como deputado federal, Rui Palmeira criou a Previdência para os pescadores de todo o Brasil. Na Assembleia Nacional Constituinte de 1945, ressaltou, Rui Palmeira colaborou para o capítulo de direitos sociais e foi o responsável por emenda sobre o cooperativismo.
Logo após a edição do Ato Institucional nº 2 da ditadura militar, que extinguiu os partidos políticos. Em 1965, Rui Palmeira filiou-se à Arena, disse o senador. Marco Maciel sublinhou ainda a atuação de dois dos quatro filhos de Rui Palmeira: Vladimir Palmeira, líder estudantil na década de 60, ex-deputado federal e atualmente professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Guilherme Palmeira, ex-governador e ministro aposentado do Tribunal de Contas da União (TCU). Um dos netos do político alagoano, também chamado Rui Palmeira, é deputado estadual em Alagoas.
Fonte: Senado