" />
Senado

Jefferson Praia anuncia projeto que regulamenta concessão de adicional de penosidade Esta matéria contém recursos multimídia

[Foto: senador Jefferson Praia (PDT-AM) ]

Página Multimídia


O senador Jefferson Praia (PDT-AM) anunciou em Plenário, nesta quarta-feira (11), a apresentação de projeto de lei (PLS 460/09) de sua autoria que regulamenta a concessão do adicional de penosidade. O projeto define como atividades ou operações penosas, na forma de regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, submetem o trabalhador à fadiga física, mental ou psicológica.

Na justificação da matéria, Jefferson Praia observa que a Medicina do Trabalho atualmente considera como situação de trabalho penoso mesmo atividades repetitivas, que isoladamente não são consideradas insalubres, desde que acabem por gerar um estado físico, mental e psicológico capaz de causar danos para o resto da vida do profissional.

– Ademais, o adicional de penosidade pode servir para minorar os efeitos nocivos da utilização de novas tecnologias e dos processos automatizados de produção. Nestes sistemas, os danos ao empregado não são visíveis inicialmente, mas acabam por revelar-se, no futuro, com o aumento dos indicadores de estresse, de ansiedade ou de depressão – disse.

O adicional está previsto no inciso XXIII do artigo 7º da Constituição federal. A proposição altera a Seção XIII do Capítulo V do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452 de 1º de maio de 1943.

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) é o relator da matéria na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Jefferson Praia anuncia projeto que regulamenta concessão de adicional de penosidade Esta matéria contém recursos multimídia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/jefferson-praia-anuncia-projeto-que-regulamenta-concessao-de-adicional-de-penosidade/ Acesso em: 17 jul. 2025