Senado

Gestor de escola privada critica exame do Enade

[Foto: Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE)]

Ao participar do seminário O Papel da Iniciativa Privada no Ensino Superior: Realidade e Desafios Para o Futuro, promovido pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), nesta quarta-feira (11), o vice-reitor do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), Sérgio Fiúza de Mello Mendes, criticou o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

O Enade tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. As notas obtidas pelos alunos recém-formados de cada faculdade, através da aplicação de provas objetivas, possibilitam a avaliação dos próprios cursos, atribuindo conceitos que variam de 1 a 5. Resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios no teste.

Na avaliação de Sérgio Fiúza, o sistema de classificação do Enade não demonstra de forma adequada o padrão da qualidade das escolas avaliadas.

– Não podemos falar de qualidade de 1 a 5, porque a nota padronizada, o escore padronizado do Enade, não diz para a sociedade brasileira se o curso é bom ou se é ruim. Eu posso ter uma instituição com meia dúzia de cursos todos com conceito 4, por exemplo, e serem seis cursos ruins – disse o vice-reitor, explicando que no Enade um conceito 4 pode ser pior do que um conceito 2, se este for o resultado de uma carreira onde o Brasil todo tenha se saído muito bem.

José Roberto Covac, consultor jurídico do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior, reclamou da falta de isonomia no tratamento dispensado pelo governo para instituições públicas e privadas de ensino superior.

Como exemplo de tal falta de equidade, ele citou o caso da transformação pelo governo federal dos centros de educação tecnológica privados, em 2004, em faculdades de tecnologia, sem levar em conta os interesses dos proprietários de tais escolas.

Participante também do seminário, o coordenador-geral de Legislação e Normas da Educação Superior do Ministério da Educação, Samuel Martins Feliciano, apresentou um resumo do marco regulatório da educação superior no país.

Rebatendo críticas sobre o Enade, Samuel lembrou que o sistema de avaliação do governo federal visa, antes de buscar punir, contribuir para a melhoria do ensino superior no país.

O senador Wellington Salgado (PMDB-MG), ao final da reunião, reclamou do tratamento privilegiado dado pelo governo às instituições de ensino superior públicas. Segundo ele, o excesso de normas e exigências do Ministério da Educação “está sufocando” o desenvolvimento do ensino superior privado de qualidade no país.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Gestor de escola privada critica exame do Enade. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/gestor-de-escola-privada-critica-exame-do-enade/ Acesso em: 20 jul. 2025