" />
Senado

Dilma não pode ser responsabilizada pelo ‘apagão’, diz Sérgio Zambiasi Esta matéria contém recursos multimídia

[Foto: senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS)]

Página Multimídia


O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) disse, em pronunciamento nesta quinta-feira (12), que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, não pode ser responsabilizada pelo “apagão” que atingiu 18 estados brasileiros e até o Paraguai, ocorrido na ultima terça-feira (10). Dilma, que ocupou o Ministério das Minas e Energia no período de elaboração do marco regulatório do setor elétrico (2003-2005), foi apontada por senadores da oposição como responsável pelo problema.

Zambiasi disse que o “apagão” elétrico não é um “privilegio brasileiro”, lembrando que fenômenos como esse têm ocorrido em países de todo o mundo. Ele citou especificamente os Estados Unidos, o Canadá e a Indonésia, onde, em 2005, um blecaute deixou sem energia elétrica 100 milhões de pessoas por 12 horas.

– Blecautes não podem ser evitados – disse Zambiasi, lembrando ainda a ocorrência de outros apagões no país em 1999 e 2001.

O senador disse que, para levar a energia elétrica a áreas isoladas no meio rural, o governo de Fernando Henrique Cardoso criou, em dezembro de 1998, o Programa Nacional de Eletrificação Rural, conhecido como Luz no Campo e que Dilma lançou o programa Luz para Todos, “que transformou a vida de milhões de pessoas no Brasil”.

Zambiasi reiterou que “ninguém tem autoridade de acusar” Dilma no caso do “apagão” de terça-feira, acrescentando que “o Brasil está trabalhando para que no futuro tenha energia abundante e suficiente para promover o desenvolvimento”.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Dilma não pode ser responsabilizada pelo ‘apagão’, diz Sérgio Zambiasi Esta matéria contém recursos multimídia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/dilma-nao-pode-ser-responsabilizada-pelo-apagao-diz-sergio-zambiasi-2/ Acesso em: 16 jul. 2025