Na sessão solene em que o Congresso Nacional celebrou os 50 anos da Arquidiocese de Brasília e comemorou a realização do 16º Congresso Eucarístico Nacional, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que o Brasil deve aos bispos a inspiração para o Projeto Ficha Limpa, em tramitação no Senado.
Diante de um Plenário lotado de religiosos católicos, ele defendeu a realização de mais encontros como o que acontecia naquele momento.
– Não para os senadores falarem, mas para ouvirem. Precisamos saber o que fazer num país em que a família está desarticulada, e isso é a causa de todos os problemas – observou.
Segundo Cristovam, a crise da educação tem como matriz principal, além da escola precária, a desarticulação da família. O avanço do consumo de drogas pela juventude, na visão do senador, decorre da falta de família e da fé, “não apenas no sentido religioso, mas social, como causa para a vida”.
A própria corrupção, acrescentou, decorre da desagregação familiar, “em que cada um luta por si e se sente no direito de tomar o que é do outro”.
Diante de tantos desafios, Cristovam sugeriu que cada bispo se sinta no direito de fazer sugestões aos senadores, levando-lhes conselhos como o que resultou no Projeto Ficha Limpa.
Fonte: Senado