Senado

CAE debate regras para remuneração de médicos e hospitais por planos de saúde

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza nesta quarta-feira (4) audiência pública para instruir projeto de lei que modifica a forma de remuneração aos prestadores de serviços de saúde e seu relacionamento com hospitais, laboratórios e operadoras de planos de saúde. Foram convidados para o debate Roberto Luiz D’Ávila, presidente do Conselho Federal de Medicina; José Luiz Gomes do Amaral, presidente da Associação Médica Brasileira; Eduardo de Oliveira, presidente da Federação Brasileira de Hospitais; e Iolanda Ramos, presidente da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde, entre outros.

O projeto que trata do tema (PLC 39/07) é de autoria do deputado Inocêncio Oliveira e tem como relator na CAE o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE). De acordo com a proposta, a Agência Nacional de Saúde Suplementar será responsável por elaborar e implantar o Rol de Procedimentos e Serviços Médicos (RPSM), editado anualmente, “após o término das negociações entre operadoras de planos e seguros privados de saúde com profissionais médicos ou pessoas jurídicas prestadoras de serviços de saúde”.

Conforme justifica o autor da matéria, a proposta visa estabelecer critérios para elaboração de lista referencial de honorários médicos, buscando dirimir conflitos entre planos de saúde e prestadores de serviço no setor. O debate na CAE acontece na sala 19 da Ala Alexandre Costa.

Mais informações a seguir

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. CAE debate regras para remuneração de médicos e hospitais por planos de saúde. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/cae-debate-regras-para-remuneracao-de-medicos-e-hospitais-por-planos-de-saude/ Acesso em: 20 abr. 2025