Senado

Adiada votação de novo diretor da Abin

[Foto: Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) ]

A mensagem presidencial que submete ao Senado a indicação de Wilson Roberto Trezza para exercer o cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) somente será votada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) na próxima quarta-feira (14). O adiamento da votação, inicialmente prevista para esta quinta-feira (8), foi motivado por um pedido de vistas apresentado pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI).

O pedido de vistas foi apresentado logo depois que o relator da mensagem, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), apresentou seu voto favorável à indicação de Trezza, que, como observou o relator, “tem larga experiência na área de administração e gestão pública”. O presidente da comissão, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), ainda perguntou a Heráclito se não poderia apresentar o pedido depois da exposição de Trezza. Diante da negativa de Heráclito, Azeredo anunciou a realização da sabatina na próxima semana.

Heráclito afirmou que não era contrário à indicação de Trezza, mas sim à maneira “atabalhoada” com que a Abin estaria sendo administrada nos últimos anos.

– A Abin transformou-se em um antro de arapongas. Vários parlamentares tiveram a vida bisbilhotada de maneira ilegal – queixou-se Heráclito.

O senador Wellington Salgado (PMDB-MG) propôs que a CRE venha a adotar o mesmo procedimento já utilizado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), segundo o qual inicialmente são lidos e discutidos os pareceres a respeito das indicações, sem a presença dos indicados. Somente na semana seguinte, já após a concessão de pedido de vistas, os indicados comparecem à comissão para participar da sabatina. Ele lamentou ainda que Heráclito tenha sido “descortês” com Trezza – afirmação da qual discordou o próprio Heráclito – ao apresentar seu pedido de vistas diante do indicado para o cargo de diretor-geral da Abin.

Marcos Magalhães / Agência Senado

Prefeito de Caracas debaterá ingresso da Venezuela no Mercosul

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Adiada votação de novo diretor da Abin. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/adiada-votacao-de-novo-diretor-da-abin/ Acesso em: 14 jun. 2024