MPF

Suspensas eleições para juiz de paz no Amapá

As eleições para juiz de paz no Amapá foram suspensas por recomendação da ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha. Segundo notícia publicada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última sexta-feira, 3 de agosto, a orientação foi atendida pelo Tribunal Regional Eleitoral no Amapá.

A medida é resultado de ofício da Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) encaminhado à Corregedoria Nacional do TSE para que tomasse providências em relação ao pleito no Amapá. A intenção da iniciativa foi permitir que o processo eleitoral fosse realizado com lisura e segurança. O documento é do início de julho.

Para a PGE, a votação para juiz de paz juntamente com as eleições municipais poderia comprometer o pleito. A instituição considerou, ainda, a possibilidade de o eleitor ser induzido a erro com tantos cargos eletivos concorrentes – prefeito, vice-prefeito, vereador e juiz de paz.

No Amapá, a Procuradoria Regional Eleitoral manifestou-se contrária à realização do pleito. Entre as justificativas, estava a segurança do processo, tendo em vista a forma de votação. Em vez de utilizar equipamento eletrônico, o voto seria registrado em papel depositado em urna de lona.

No ofício, a vice-procuradora-geral Eleitoral Sandra Cureau explica que a votação manual, paralela à eletrônica, resultaria em desperdício de tempo e dinheiro. A contagem dos votos, também manual,  afetaria “diretamente a concentração do trabalho na execução e na proclamação do resultado das eleições municipais”.

A realização das eleições para o cargo no Amapá não tem data prevista. Quando realizadas, no entanto, deverão cumprir rigorosamente as Constituições Federal e do Estado do Amapá e regulamentação a ser expedida pelo TSE.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Amapá
(96) 3213 7815
ascom@prap.mpf.gov.br
Twitter: @MPF_AP
 

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Suspensas eleições para juiz de paz no Amapá. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/suspensas-eleicoes-para-juiz-de-paz-no-amapa/ Acesso em: 16 dez. 2025