MPF

PRE/RS acompanha segundo turno das eleições

A exemplo do ocorrido no primeiro turno, o 26 de outubro de 2014, data que marcou o segundo turno das eleições no estado, foi de muito trabalho para os membros da Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Sul (PRE/RS). Os procuradores visitaram inúmeros locais para averiguar possíveis ocorrências envolvidas com a votação e acompanharam a apuração no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS).

As atividades começaram ainda no sábado, com o sorteio das urnas que seriam auditadas na votação paralela – feito desde 2002, o procedimento é mais uma das formas que a Justiça Eleitoral usa para demonstrar a segurança do voto eletrônico, buscando comprovar que as urnas funcionam corretamente. O procurador eleitoral auxiliar Claudio Dutra Fontella acompanhou o processo (foram sorteadas urnas de Tupanciretã, Novo Hamburgo e Porto Alegre) e também esteve presente no domingo, no antigo Palácio da Justiça, desta vez para acompanhar o início da votação.

Ainda no sábado, o procurador regional eleitoral, Marcelo Beckhausen, esteve na sessão extraordinária do Pleno do TRE-RS, que analisou processos relativos à propaganda eleitoral gratuita. Foi a primeira vez em 16 anos que sessão extraordinária do Pleno ocorreu na véspera da eleição.

No domingo pela manhã, Beckhausen e o procurador regional eleitoral substituto, Mauricio Gerum, estiveram no Foro Central de Porto Alegre, onde funcionou o plantão eleitoral, local para o qual eram encaminhados os casos de prisão em flagrante. Depois, Beckhausen concedeu coletiva no Plenário do TRE-RS, onde fez um balanço das eleições – até domingo (26), PRE-RS ajuizou 94 representações, 84 por propaganda irregular e dez por propaganda antecipada (saiba mais).

No início da tarde, a dupla, acompanhada pelo coordenador do gabinete de assessoramento eleitoral do Ministério Público do RS, José Francisco Seabra Mendes Júnior, e outros promotores da instituição foram até o Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Segurança do RS, onde foram recebidos pelo coronel Antônio Scussel, diretor do Departamento de Comando e Controle Integrado. Lá, viram como cerca de mil câmeras (equipamentos do Estado e de outros órgãos) foram usadas para acompanhar ocorrências próximas aos locais de votação em Porto Alegre.

No final da tarde, Beckhausen e Gerum foram ao TRE-RS para acompanhar a apuração do pleito com o presidente do Tribunal, o desembargador Marco Aurélio Heinz, os demais integrantes da corte e outros membros do MP Eleitoral.

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. PRE/RS acompanha segundo turno das eleições. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2014. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/pre-rs-acompanha-segundo-turno-das-eleicoes/ Acesso em: 23 jul. 2024