MPF

MPF/MG: cinco pessoas são condenadas por tráfico internacional de drogas

O Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF/MG) obteve a condenação de cinco pessoas pelo crime de tráfico internacional de drogas. Dois condenados, José Benedito Lopes de Faria e Bruno Santos Gerheim, encontram-se presos; Arsênio Antônio dos Reis está foragido. Os outros dois réus, Evandro Geraldo Rocha dos Reis e Amauri Moura Silveira tiveram a pena de prisão substituída por prestação de serviços à comunidade e poderão recorrer da sentença em liberdade.

De acordo com a denúncia do MPF, os fatos ocorreram no dia 8 de março de 2013, quando a Polícia Federal surpreendeu um avião Cessna Aircraft transportando 234 kg de cocaína. A droga fora trazida da cidade de Xinguara, no Pará, por Evandro Rocha, piloto, e Amaury Silveira, co-piloto.

O flagrante se deu em uma pista de pouso clandestina, paralela à BR-364, no município de Santa Vitória, na região do Triângulo Mineiro. Os policiais federais abordaram José Benedito, Arsênio e Bruno, que estavam dentro de uma caminhonete aguardando a chegada da aeronave, e os prenderam. Ao perceberem que alguma coisa estava errada, Amaury, que estava descarregando as mochilas com cocaína, retornou para dentro do avião e o piloto começou a decolar para escapar ao flagrante. Teve início então uma tentativa de fuga, que foi interrompida quando a PF conseguiu abalroar a cauda do avião com uma caminhonete (veja aqui).

Em depoimento, Evandro, piloto experiente em Tucumã/PA, contou que foi procurado por uma pessoa que lhe ofereceu R$ 30 mil para transportar a droga do Pará até o Triângulo Mineiro, e tanto ele quanto seu co-piloto, Amaury, afirmaram desconhecer o contratante. No entanto, documentos e objetos apreendidos em poder dos acusados indicaram a origem da droga: foram encontrados moedas e recibos de origem boliviana, cartões telefônicos de empresas bolivianas e paraguaias, cartão de táxi do Paraguai e até um cupom de supermercado de uma cidade boliviana.

Na denúncia, o MPF também relatou que, em um GPS apreendido com os acusados, foram encontrados arquivos sobre pistas de pouso clandestinas na Colômbia e Venezuela. Outros objetos apreendidos também demonstram constantes viagens dos réus por território estrangeiro.

Essas circunstâncias, aliadas à espécie e quantidade da droga, bem como ao modo de transporte utilizado, foram consideradas pelo Juízo Federal suficientes para demonstrar a “internacionalidade do tráfico de entorpecentes”.

Dois dos condenados, inclusive, já respondem a outras ações por tráfico de entorpecentes. José Benedito Lopes Faria, que portava documentos falsos por estar foragido, responde a um processo por tráfico na comarca de Marília/SP. Bruno Gerheim já tem contra si condenação transitada em julgado, com pena de 8 anos de prisão, na cidade de Juiz de Fora/MG.

Ação Penal nº 12061-08.2013.4.01.3803

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais
Tel.: (31) 2123.9008
No twitter: mpf_mg

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF/MG: cinco pessoas são condenadas por tráfico internacional de drogas. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2014. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/mpf-mg-cinco-pessoas-sao-condenadas-por-trafico-internacional-de-drogas/ Acesso em: 14 jun. 2025