O programa Interesse Público desta semana destaca o acordo assinado entre o Ministério Público Federal (MPF) e a Associação das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) para estimular a pecuária sustentável . A iniciativa amplia o alcance do projeto “Carne Legal”, que busca comprometer toda a cadeia produtiva da pecuária com princípios de sustentabilidade. O objetivo da ação é banir dos frigoríficos a carne proveniente de áreas de desmatamento ilegal ou de fazendas que sejam alvo de denúncias de trabalho escravo.
Outra reportagem do programa mostra que o MPF no Pará quer reparação de danos provocados por um vazamento de minério, em Barcarena, município situado a nordeste do estado. Imagens gravadas por um morador da região mostram o caulim escorrendo do pátio da empresa Imeris Capim Caulim, denunciada pela contaminação. Para o Ministério Público Federal as consequências para o meio ambiente e para as comunidades ribeirinhas podem ser devastadoras. Um procedimento administrativo criminal foi aberto para investigar a extensão do vazamento.
Já no Ceará, procuradores da República investigam crime de racismo cometido por internautas após morte de nordestinos em acidente de ônibus que vitimou 17 pessoas. Os internautas comemoraram as mortes dos cearenses pela internet com comentários nos portais que noticiaram o fato. O MPF instaurou procedimento administrativo criminal para identificar os autores dos atos de preconceito.
E a parceira entre o Ministério Público Federal e a Dhesca Brasil divulga balanço do trabalho realizado na área dos direitos humanos. A instituição é parceira do Ministério Público Federal desde 2003 e as entidades já atuaram juntas em causas que envolvem os direitos humanos. A Dhesca Brasil congrega quase quarenta organizações não governamentais e apresentou um balanço do trabalho desenvolvido pelas relatorias em direitos humanos de 2012 a 2014. A ideia do trabalho das relatorias é aproximar comunidades, movimentos sociais e poderes públicos para que as demandas de grupos sociais sejam institucionalizadas – transformadas em ações judiais, recomendações ou instrumentos que forcem o governo a executar políticas.
Onde assistir – O Interesse Público é uma revista televisiva semanal produzida pela Procuradoria Geral da República, em parceria com a AP Vídeo Comunicação e colaboração das unidades do MPF nos estados. O programa inédito é transmitido pela TV Justiça na terça-feira, ao meio dia, com reapresentações na quinta-feira, às 7 horas; no sábado, às 13 horas; e na segunda-feira, às 19 horas.
Você pode conferir o Interesse Público em tempo real, no site da TV Justiça (www.tvjustica.jus.br). As reportagens podem ser revistas no site da PGR (www.pgr.mpf.gov.br) link “Interesse Público” ou na página do MPF no Youtube (www.youtube.com/tvmpf). Envie críticas e sugestões pelo endereço eletrônico interessepublico@pgr.mpf.gov.br.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria Geral da República
(61) 3105-6404/6408
Fonte: MPF