A Comissão de Minas e Energia realiza audiência nesta quarta-feira (30) sobre o vazamento de petróleo na Bacia de Campos, litoral norte do Rio de Janeiro. O debate, marcado para as 10 horas, no Plenário 14, deverá ter participação de representantes da Marinha, da Agência Nacional do Petróleo (ANP), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da empresa Chevron Brasil Upstream (responsável pelo poço que vazou).
Na última quarta (23), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável discutiu o assunto. Na ocasião, o presidente da Chevron no Brasil, George Buck, pediu desculpas aos brasileiros e disse que o óleo estaria se deslocando para longe do litoral. “A Chevron, uma das cinco maiores do mundo no setor, informou que o acidente está sob controle, mas não estamos seguros disso”, disse o deputado Dr. Aluizio (PV- RJ), que sugeriu o debate.
Inicialmente a Chevron informou que o vazamento era de 60 barris, depois corrigiu para 650 barris. “De acordo com o geógrafo e ativista ambiental John Amos, esses números não correspondem aos fatos. Ele diz que a imagem de satélite mostra uma mancha de óleo que se estende por 2.379 quilômetros quadrados. Ela representa um volume de quase 15 mil barris de petróleo. Enfim, há muito por esclarecer sobre o assunto”, afirmou o parlamentar.
A empresa, que já foi multada pelo Ibama em R$ 50 milhões e teve as atividades de perfuração suspensas pelo governo, pode receber multas adicionais por outros tipos de infração, como a falta de equipamentos no Brasil para estancar o vazamento.
Fonte: Portal C?¢mara dos Deputados
