O Ministério da Agricultura deve assinar nos próximos dias um convênio com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que sejam feitos estudos e análises de risco com o objetivo de melhorar o gerenciamento do seguro rural. A informação foi dada há pouco pelo secretário de Política Agrícola do ministério, Caio Tibério Rocha.
Ele participou de audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, que discute problemas relacionados ao seguro rural.
“Precisamos fazer a qualificação desse seguro. No sul temos diferenças de clima, de variedades de soja, por exemplo. Isso tudo deve ser considerado. Também é necessário trabalharmos num processo de reorganização orçamentária”, afirmou Rocha.
Ele informou ainda que em 2011 os produtores de maçã tiveram acesso a R$ 35 milhões para o seguro agrícola. Este ano o valor deve subir para R$ 40 milhões. Rocha defendeu que haja um plano plurianual para a agricultura. Segundo ele, o setor precisa de mais planejamento.
A audiência pública já terminou.
Fonte: Portal Câmara dos Deputados