Na manhã de domingo (19), o deputado Adão Villaverde (PT) participou de mais um passeio ciclístico em Porto Alegre, agora chamado pelo Ciclo Fronteiras do Pensamento para acompanhar o colombiano Enrique Peñalosa, que revolucionou a mobilidade urbana em Bogotá. O grupo, formado por cerca de 450 adeptos e ativistas do uso da bicicleta como meio de transporte, saiu da redenção, passou pelo túnel em direção à rodoviária, foi pela Mauá até a Usina do Gasômetro, se dirigiu pela Aureliano de Figueiredo Pinto, Venâncio Aires e novamente Redenção.
Enrique Peñalosa, quando prefeito da capital colombiana, entre 1998 e 2001, investiu em ações como o Transmilênio, que planejou e organizou uma complexa e bem estruturada rede de infraestrutura destinada ao transporte coletivo, e criou uma importante rede de ciclovias que hoje conta com mais de 300 km. A preocupação com a mobilidade urbana e, em especial, com o espaço que os ciclistas e ciclovias devem ocupar na cidade, tem sido um dos centros do mandato de Villaverde, que recentemente se expressou no projeto de lei que isenta as bicicletas de ICMS, incentivando seu uso.
Neste ano, Villa já organizou e participou de dois bicicletaços, como instrumento de divulgação destas bandeiras. “Toda atividade que tiver como fim despertar ou ampliar o debate sobre o lugar das bicicletas em nossa cidade terá nosso apoio”, diz Villaverde, que foi muito cumprimentado pelos ciclistas por sua iniciativa quanto à isenção do imposto na compra de bicicletas cujo valor não ultrapasse R$ 779,47.
Hoje, às 19h30, Villaverde participa da conferência de Peñalosa, que integra a programação do Fronteiras do Pensamento 2012. O evento ocorre no Salão de Atos da UFRGS.
Fonte: AL/RS
