A Universidade de Santa Cruz (UNISC) foi homenageada pela Assembleia Legislativa durante o Grande Expediente desta quinta-feira (20), que teve como proponente o deputado Heitor Schuch (PSB).
Ao dar a informação, o deputado Adolfo Brito, que fez aparte em nome da bancada progressista, disse que a universidade tem papel importante para a integração e união das comunidades regionais. “ Além de educação qualificada, a UNISC tem auxiliado no desenvolvimento dos municípios e regiões onde atua”, disse o parlamentar.
Em sua fala, Brito lembrou que, quando ocupava a chefia do executivo de Sobradinho, teve o privilégio de encaminhar as primeiras tratativas e protocolos à instalação da UNISC, naquela localidade.
Conforme Adolfo Brito, há quase 20 anos em Sobradinho, o campus faz parte da história e da vida dos sobradinhenses. São 350 ALUNOS. Situa-se num terreno de 807m² e possui 1.055m² de área construída. O prédio abriga, três diferentes cursos: Administração, Ciências Contábeis e Direito; bem como biblioteca e dois laboratórios de informática que compõem sua infraestrutura.
A história da UNISC se confunde com a história da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul, sua mantenedora, fundada em 1962. Na época, a APESC já sonhava com uma Universidade, mas percorreu um longo caminho até atingir esse objetivo.
Em 1980 a mantenedora obteve a aprovação do MEC para criar as Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, a FISC, unindo as quatro faculdades por ela mantidas. Com isso, a conquista da Universidade parecia mais próxima.
Em 1982, o Campus sede da Unisc começou a ser edificado. O projeto que deu origem à UNISC foi construído, assim, com intensa participação da comunidade acadêmica e regional em 1993 o processo de criação da Universidade chegou ao fim com pleno êxito, passando a entidade a denominar-se Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.
Hoje, a universidade possui cinco campi (Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Montenegro ,Sobradinho ,Venâncio Aires).
Fonte: AL/RS