O deputado Altemir Tortelli (PT) participou, na tarde desta terça-feira (23), junto com uma comitiva de 15 prefeitos das regiões do Alto Uruguai e Nordeste do Estado, de reunião com o Secretário Estadual de Planejamento, João Motta. Os prefeitos pedem que seja asfaltado o trecho de 26 km entre Maximiliano de Almeida e Marcelino Ramos, chamada ERS 126, que, além de interligar as regiões, visa integrar e oportunizar acessibilidade dos serviços, da educação, dos comércios, das indústrias e da produção regional.
Tortelli salientou que a região acaba perdendo referências como saúde, educação e comércio para Santa Catarina, devido a proximidade com o Estado vizinho. “A educação superior, que hoje está estabelecida em Erechim com a URI e, mais recentemente, com a UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul, não está podendo ter o acesso facilitado aos jovens da região que, pela falta da conexão asfaltada, leva os jovens a estudarem em Joaçaba e Campos Novos, no Sudoeste de Santa Catarina”, assinalou o deputado.
Para o deputado, inserindo o trecho no Orçamento Estadual, a região passaria a ser um grande polo turístico do Brasil, com as Rotas da Fé, das Águas Termais e das Barragens.
Fonte: AL/RS
