O novo cronograma das obras antecipa seu início em um ano. A instalação da empresa Ivaí – responsável pela execução dos três trechos – estava prevista inicialmente para 2014, mas foi demandada pelo governador Tarso Genro para esse ano, após a realização de reuniões e audiências públicas envolvendo autoridades políticas municipais, as comunidades locais e deputados estaduais, como Tortelli.
De acordo com ele, o anúncio consolida uma luta conjunta de toda a região do Alto Uruguai: “É preciso parabenizar os governos municipais, desde os anteriores até os atuais, pela mobilização. Prefeitos, vereadores, movimentos sociais, a AMAU – Associação de Municípios do Alto Uruguai – e a comunidade em geral contribuíram muito para construir esse debate. O acesso asfáltico é um direito da população e inicia uma fase importante do desenvolvimento dessas comunidades, por possibilitar melhoras na infraestrutura das cidades como um todo. Essa conquista é uma vitória para toda a população do Alto Uruguai”.
Tortelli lembrou ainda que a pauta foi incluída também nas discussão da Subcomissão dos Municípios sem Acesso asfáltico, formalizada pela Assembleia Legislativa em abril de 2013 e da qual foi relator. O trabalho da subcomissão foi o responsável, entre outras tarefas, por contribuir com as negociações entre o governo do Estado e o BNDES, que resultaram no repasse de mais R$ 100 milhões para as obras dos acessos municipais.
Fonte: AL/RS