A Afrepers busca a revogação da Ordem de Serviço nº 001/2013, da Metroplan, que cancelou a emissão de licenças de fretamento para essas empresas. Além disso, portarias e resoluções da Metroplan restringem a terceirização da frota e limitam o aproveitamento dos veículos. Essas restrições prejudicam as pequenas empresas de fretamento, que acabam perdendo clientes.
O assunto foi levado à Casa Civil, no dia 13 de junho, quando Sossella, juntamente com o presidente da Afrepers Adroaldo Machado Ribeiro, o assessor jurídico da entidade Armênio de Oliveira dos Santos, e o empreendedor Vagner Menegaz, foi recebido pelo sub-chefe parlamentar da Casa Civil Cezar Martins, e pelo assessor da Casa Civil Silvano Saragoso, em reunião que definiu os encaminhamentos da pauta de reivindicações da entidade.
A partir dessa reunião, no dia 17 de junho, o secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação Desenvolvimento Urbano Luiz Carlos Busatto e o assessor da Secretaria para Assuntos Estratégicos Djedah Lisbôa receberam Sossella e a direção e associados da Afrepers para tratarem da pauta de reivindicações da categoria. O secretário Busatto se comprometeu, então, em discutir a pauta com a direção da Metroplan, para oferecer uma resposta rápida em vista da exiguidade do tempo, pois as licenças para transportes de passageiros vencem em no próximo dia 24 de junho.
Ao garantir que continuará acompanhando a situação, Sossella destacou a importância da reivindicação. “Buscamos uma resposta rápida e efetiva por parte do governo do Estado, dentro da mais estrita legalidade, que dê segurança a essas empresas continuarem a operar no sistema de transporte metropolitano”, afirmou o deputado do PDT.
Fonte: AL/RS