Na manhã desta quarta-feira (19), o presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, Pedro Westphalen (PP), recebeu comitiva de integrantes do Sindicato de Servidores do Instituto de Previdência do Estado (Sindipe). A categoria solicitou ao presidente apoio político junto à Casa Civil para alterar a retroatividade dos reajustes salariais, que ocorrem sempre em junho, para o mês de abril durante os anos de 2013 e 2014. Em 2013 foi acordado pelo governo 6,2% de aumento. Para 2014 está previsto 5,8%. Além disso, o grupo busca que a Associação Gaúcha de Instituições de Previdência Pública (Agip) eleve sua contribuição de 27% para 35%.
O presidente do Sindipe, Bayard Bernd, falou sobre as mudanças listadas no ofício entregue a Westphalen: “A modificação nas datas e nos valores é importante para o servidor. Precisamos diminuir os encargos e aumentar os benefícios, pois hoje as condições não são animadoras”, avaliou.
Para o presidente Westphalen a situação deve ser tratada com atenção: “É um assunto de grande relevância que pretendo encaminhar ao governo do estado”, assegurou. Também participou da reunião o superintende-geral da ALRS, Álvaro Fakredin.
* Com informações de Rafael Grendene
Fonte: AL/RS