Diretoria de Tarifas da Agergs sugere redução nas tarifas de 4,69%, levando em conta as desonerações federais. A sugestão será apreciada pelo Conselho Superior da Agergs na próxima terça-feira.
Coordenador da Frente Parlamentar pelo Barateamento e Transparência das tarifas no transporte coletivo, o deputado Nelsinho Metalúrgico (PT) está acompanhando a tramitação do processo de reajuste, concedido anualmente, ao transporte de passageiros da região metropolitana de Porto Alegre. Nelsinho foi informado de que, ao contrário dos 5,88% de reajuste pleiteado pela ATM (Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros), os valores das tarifas podem sofrer redução. O índice de redução de 4,69% foi apurado pela Diretoria de Tarifas da Agergs, a partir do recálculo das passagens, que levou em conta as desonerações de contribuição previdenciária – retroativa a 1º de janeiro de 2013 – e Pis/Cofins – a partir de 1º de junho.
Se aprovada, a redução atinge o transporte de 32 municípios da região metropolitana de Porto Alegre. Nelsinho, que tem se notabilizado pelas ações pelo barateamento e transparência das tarifas do transporte, ficou satisfeito com o percentual sugerido pela Diretoria de Tarifas da Agergs, já que ele próprio acreditava que o valor poderia chegar aos 5%, baseado em análises técnicas feitas por especialistas da área. “Acredito no bom senso do Colegiado da Agência Estadual de Regulação, já que as reduções são possíveis pela diminuição real dos encargos concedidos às empresas através das desonerações alcançadas pelo governo federal”, destacou o parlamentar.
Fonte: AL/RS