O deputado Miki Breier (PSB) prestigiou o IX Encontro dos Amigos, Parentes e Portadores de Ataxias. A atividade aconteceu no dia 5 de maio. Desde o seu primeiro mandato, Miki tem atuado para ajudar a divulgar a doença possibilitando a melhora nos diagnósticos e tratamento em parceria com a Associação dos Amigos, Parentes e Portadores de Ataxias Dominantes (AAPPAD).
Recentemente, a Ataxias ganhou visibilidade devido à divulgação de que o ator Guilherme Karan é portador do tipo Machado-Joseph. “Em 2010 foi editado o manual Ataxias – Diagnóstico e Terapia Aplicada. A publicação é distribuída à rede pública de saúde do Rio Grande do Sul a fim de auxiliar no diagnóstico da doença”, informa Miki Breier. O deputado também realizou uma audiência pública na Assembleia sobre o tema e viajou a Portugal em busca de cooperação técnica no tratamento da doença.
A Ataxias é uma desordem genética hereditária relativamente rara. Estima-se que atinja duas a cada 100 mil pessoas. Os principais sintomas são dificuldade de coordenação motora e no equilíbrio. No Brasil, ela chegou com a colonização portuguesa e a imigração de açorianos. Atualmente, existem 38 tipos de doenças que afetam as funções motoras no mundo, e a mais comum é a Machado-Joseph.
Fonte: AL/RS