AL/RS

Maria Helena Sartori destaca na Assembleia Legislativa aniversário de Caxias do Sul



A líder da Bancada do PMDB, Maria Helena Sartori, destacou na tribuna da Assembleia Legislativa o aniversário de 123 anos da fundação do município de Caxias do Sul, ocorrida em 1890, e comemorado neste dia 20 de junho.


A deputada ressaltou a ocupação por imigrantes italianos, em sua maioria camponeses da região do Vêneto (Itália), que se deu a partir de 1875, em Nova Milano. Dois anos após, a sede da colônia do Campo dos Bugres recebeu a denominação de Colônia de Caxias. No dia 20 de junho de 1890 foi então criado o município e a 24 de agosto do mesmo ano, foi efetivada a sua instalação.


“Vários ciclos econômicos marcaram a evolução do município ao longo deste século. O primeiro deles está ligado ao traço mais forte da sua identidade: o cultivo da videira e a produção de vinho. Num primeiro momento, para consumo próprio e, mais adiante, para comercialização”, explicou Maria Helena Sartori.


No dia 1º de junho de 1910 Caxias foi elevada à categoria de cidade e, neste mesmo dia, chegava o primeiro trem, ligando a região à capital do Estado.


“Caxias do Sul é hoje, o polo centralizador da região mais diversificada do Brasil, com seus laboriosos colonos, seus vastos parreirais, suas vinícolas, seu imponente parque industrial e um comércio rico e dinâmico, o que dá a essa terra uma dimensão ainda maior, sendo o polo centralizador da marca italiana no sul do Brasil. Trazendo os fatos para os dias atuais, deve-se lembrar que ao longo dos últimos 20 anos, o Brasil passou por profundas transformações e experimentou um crescimento populacional vertiginoso”, observou a deputada.


“Fomos alçados à sexta maior economia do mundo e houve uma significativa redução da pobreza. As cidades brasileiras tiveram modificações substanciais, com aumento da urbanização e redução da população nas áreas rurais”, acrescentou.


Nesse contexto, Caxias do Sul atualmente é a segunda maior cidade do Estado com cerca de 450 mil habitantes, e a projeção de superar meio milhão de habitantes dentro de dez anos. O processo de urbanização acelerada e muitas vezes desordenada remete às prefeituras desafios crescentes de gestão para enfrentar uma série de demandas sociais e de infraestrutura.


Investimentos


Segundo a líder do PMDB, questões como mobilidade urbana, habitação adequada e oferta de serviços essenciais baseados na sustentabilidade ambiental precisam de intervenções práticas e eficazes dos gestores municipais. “Terceiro maior PIB do Estado, com um orçamento previsto de R$ 1,3 bi para 2013, Caxias promoveu, nos últimos oito anos, investimentos consideráveis que prospectam um horizonte de otimismo. A construção do Sistema Marrecas de abastecimento de água, as obras de tratamento de esgoto e despoluição de arroios, o asfaltamento de 170 km de estradas rurais e a implantação pioneira no Brasil do sistema de coleta mecanizada de lixo colocaram o município num patamar diferenciado em relação às metrópoles brasileiras”, destacou Maria Helena Sartori.


A deputada salientou que na área social, programas como o Banco de Alimentos e do Vestuário, os Restaurantes Comunitários, as CIPAVEs, o Vigimama e o Troca Solidária trouxeram grandes avanços para quem mais precisa do poder público. “Mais de 12 mil pessoas receberam qualificação profissional para garantir um futuro emancipado através do Programa Trabalho 10”, disse.


Para Maria Helena, o município vem experimentando uma sucessão de intervenções públicas em áreas urbanas degradadas e também na melhoria das condições de infraestrutura rural, mesmo com um crescimento populacional de quase 21% na última década. “Muitos bairros da periferia mudaram seu perfil a partir de investimentos públicos nas áreas de infraestrutura urbana e social”.


Administrações do PMDB


Nas duas administrações do prefeito José Ivo Sartori (PMDB) foram construídas 14 novas escolas, 45 reformadas e 21 foram ampliadas. São 36 mil alunos em uma rede municipal de ensino bem equipada e com professores valorizados. A rede municipal conta com 85 escolas no ensino fundamental, sendo que no ensino infantil estavam matriculadas em 2004, 1.691 crianças, número que passou para 4.680 em 2012. Nesse período foram construídas 11 novas escolas infantis. Na área da saúde existiam no final de 2012, 52 Unidades Básicas, as UBSs, tendo sido construídas oito novas e reformadas mais 11.


Caxias possui um IDESE elevado, de 0,858 e obteve a 2ª colocação como melhor Gestão Fiscal do RS, ficando em 29º lugar no País.


“Os desafios são complexos e crescentes no âmbito municipal. As obrigações se avolumam e a contrapartida financeira e orçamentária não acompanha esse ritmo. Somente com um novo Pacto Federativo que promova uma distribuição equânime das receitas públicas entre União, Estados e Municípios é que poderemos pensar em país com mais desenvolvimento e justiça social” afirmou a deputada.


 


*Com informações de Otaviano Fonseca

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Maria Helena Sartori destaca na Assembleia Legislativa aniversário de Caxias do Sul. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/maria-helena-sartori-destaca-na-assembleia-legislativa-aniversario-de-caxias-do-sul/ Acesso em: 22 abr. 2025