O deputado Nélson Härter (PMDB) participou de audiência da Comissão de Segurança e Serviços Públicos, na manhã desta quinta-feira (4), que mobilizou os municípios gaúchos que ainda aguardam pelas obras de acesso asfáltico, quando recomendou maior pressão das comunidades sobre o governo estadual. “É preciso protestar. Bastou o povo ir às ruas e as respostas vieram, o dinheiro apareceu. A proposta de passe livre para o estudantes é um exemplo”, afirmou Härter. O deputado aproveitou o encontro para reafirmar a urgência das obras de asfaltamento da RS 354, que interliga os municípios de Camaquã e Cristal, na zona sul do estado.
Com extensão de 38 quilômetros até Amaral Ferrador a partir do entroncamento com a BR 116, a rodovia integra a 7º Superintendência regional do DAER, com sede em Pelotas, e apresenta sérios problemas de manutenção. “Um dos fatores que inibem o crescimento da região está na carência de infraestrutura, que dificulta o escoamento da produção local”, resumiu Härter, acompanhado de lideranças dos municípios atendidos pela RS 354.
Presente ao encontro, o diretor de Infraestrutura Rodoviária do DAER, Laércio Toralles, reconheceu as dificuldades doo governo estadual. Neste dois anos e meio da atual gestão, de um total de 104 cidades sem acesso asfáltico apenas 11 projetos foram concluídos. Várias obras inclusive estão interrompidas e outras nem começaram ainda, apesar dos recursos disponibilizados através empréstimos internacionais autorizados pela Assembleia Legislativa.
Fonte: AL/RS