O Parlamento Gaúcho, por meio do Fórum Democrático e em parceria com o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), promoverá no dia 15 de julho o Fórum Saúde é Cidadania, que pretende apresentar e debater políticas públicas voltadas para a saúde da mulher. As palestras serão abertas ao público e a entrada é franca.
A programação do evento, com horário de início previsto para as 12h50, inclui um grande flash mob realizado por voluntárias e convidadas na frente do Palácio Farroupilha. A ideia é reunir mais de 300 mulheres utilizando sombrinhas cor-de-rosa (a cor símbolo do Imama) para demonstrar e reafirmar a importância da prevenção e do rápido tratamento na luta contra o câncer de mama. As interessadas em participar da atividade podem trazer suas sombrinhas ou adquiri-las no local do evento.
Entre os painéis programados, estão debates sobre a força do terceiro setor nas Políticas Públicas Nacionais e o direito à saúde. Os participantes também poderão assistir a depoimentos de pacientes que estão passando ou já tiveram a doença.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Westphalen (PP), que também é médico ginecologista, classificou este evento como um dos mais importantes de sua gestão e garantiu que o Parlamento está engajado. Um ato de mobilização das servidoras da Assembleia Legislativa foi realizado nessa quarta-feira (3), em preparação para o seminário. “A intenção foi realizar uma ação de conscientização, iniciando já com as servidoras da Casa, para que elas possam, além de atentar para os cuidados com a própria saúde, tornarem-se agentes de disseminação da importância da prevenção na luta contra o câncer de mama”, disse Westphalen.
Confira a programação do Fórum Saúde é Cidadania
12h50 – Flash mob
13h45 – Abertura oficial – apresentação do Coral do Imama/RS
14h45 – Painéis
Painel “Saúde é Cidadania” – painelista: Maira Caleffi – presidente do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul, presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama (Femama), coordenadora do Núcleo Mama do Hospital Moinhos de Ventos, phd em Medicina pela Universidade de Londres (UK), pós-doutora em Biologia Molecular pela Universidade de Vanderbilt USA.
Dando Voz a Causa – depoimento de paciente
Painel “A força do terceiro setor nas Politicas Publicas Nacionais” – painelista: Ana Valéria Escolástico Mendonça – 2ª vice presidente da Femama, representante da Femama no CNS – Conselho Nacional de Saúde – como membro suplente, gerente administrativa da CRIO – Fortaleza/CE
Dando Voz a Causa – depoimento de paciente
Painel “O Direito à Saúde na Mesa da Justiça” – painelista: Gabriel Faria Oliveira – Defensoria Pública da União
17h – Dinâmica de perguntas e Encerramento
Fonte: AL/RS