AL/RS

Durante abertura da ExpoTapejara, Postal lamenta situação da RS-285 – Água Santa






Ao se manifestar durante a cerimônia de abertura oficial da 7ª ExpoTapejara, na noite de quinta-feira (9), o presidente da Assembleia, Alexandre Postal (PMDB), lembrou as primeiras vezes em que esteve no município e a diferença para os dias atuais, em termos de desenvolvimento. “Lá em 1982, só víamos barro e poeira. Agora, para minha alegria, vejo uma cidade pulsante, que se modernizou, se industrializou, e que, por certo, avançará ainda mais”, previu, referindo-se àquilo exposto nos estandes da mostra, unindo a produção tradicional com a representação dos avanços tecnológicos.

 

“No deslocamento para cá, vimos, ao mesmo tempo, caminhões carregados com grãos, colheitadeiras e enormes silos, num trajeto emoldurado por áreas plantadas que se perdem no horizonte”, comentou Postal.

 

Em entrevista à imprensa local, o chefe do Parlamento destacou que a diferença desta parte do Estado para outras regiões está na participação das pequenas indústrias e dos pequenos empreendimentos na economia. “É uma produção diversificada, que não estacionou nas monoculturas ou ficou restrita às grandes e poucas indústrias, gerando divisão de renda e progresso coletivo”, analisou Postal, citando como potencialidades a produção de grãos e de leite, a metalurgia e a indústria moveleira. “Não é por nada que Tapejara é o oitavo município que mais cresce no Rio Grande do Sul”, citou.

 

Para ele, porém, o quadro poderia ser ainda mais positivo. “Fiquei entristecido e desanimado com a situação da RS-285 – Água Santa. Fico imaginando o quanto esta parte do Estado não evoluiria ainda mais se fossem dadas a ela as condições mínimas no campo do transporte. A manutenção de estradas como esta deveria ser permanente, esta é a regra. Como está, o esforço da coletividade, que sofre naquela rodovia, precisa ser redobrado”, lamentou.

 

Questionado quanto às ações que poderia desenvolver em favor desta melhoria, Postal disse que, “como presidente do Poder, posso informar ao governo esta indignação local. Entendo, no entanto, que a mobilização do município, a pressão local, deve ser maior, mais incisiva, em especial por meio dos deputados da região com assento na Assembleia, na sua grande maioria da base de apoio do Executivo”, lembrou.

 

Presenças

Também participaram da abertura o prefeito de Tapejara, Seger Luiz Menegaz, e o vice, Vilmar Meroto; o presidente da feira, Cláudio Bée; o presidente da Acisat, Carlos Eduardo de Oliveira; e Cláudio Umberto Bolsonello, presidente da Câmara de Vereadores. Igualmente prestigiaram o evento, os deputados Dr. Bassegio (PDT) e Gilmar Sossella (PDT), secretários municipais, vereadores e lideranças da comunidade. A data de 9 de agosto marcou os 57 anos de emancipação política de Tapejara.

 

ExpoTapejara

A 7ª ExpoTapejara, feira bianual, acontece no Parque de Exposições Ângelo Eugênio Dametto. A feira, que se realiza até domingo (12), tem quase 200 expositores e são esperados 70 mil visitantes. A partir da temática “Inovação e Desenvolvimento”, a mostra terá em sua programação palestras, exposição de máquinas e equipamentos, feira comercial e industrial, além de apresentações artísticas e culturais.

 

Além disso, neste ano, será realizado pela primeira vez, em Tapejara, o VII Seminário Sul Brasileiro de Agronegócios, reunindo renomados pesquisadores da área para debater “Mercados Agrícolas – Situação e perspectivas”. Neste sábado (11), será realizado o 2º Fórum da Agroindústria, que debaterá a “Cadeia da Transformação”. Ainda no sábado, estendendo-se ao domingo, ocorre a Mostra Técnico Comercial de Gado Leiteiro e Cavalo Crioulo, com exposição de animais e palestras.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Durante abertura da ExpoTapejara, Postal lamenta situação da RS-285 – Água Santa. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/durante-abertura-da-expotapejara-postal-lamenta-situacao-da-rs-285-agua-santa/ Acesso em: 08 dez. 2025