Reunião foi solicitada pelo líder da bancada do PP, deputado Frederico Antunes
A CPI da Telefonia da Assembleia Legislativa aprovou nesta segunda-feira (8) requerimento do líder da bancada do PP, deputado Frederico Antunes, para a realização de uma audiência pública em Santana do Livramento, na Fronteira-Oeste do Estado. A reunião ainda está sem data definida, mas deve ocorrer entre os meses de setembro e outubro.
Conforme o parlamentar, o objetivo é ouvir as principais queixas da comunidade sobre os serviços prestados pelas operadoras. “A Fronteira-Oeste é uma das regiões que mais sofrem com a má qualidade do sinal telefônico e a interferência dos sistemas de países vizinhos”, destaca o deputado. Frederico alerta que as deficiências registradas, além de afetar diretamente a economia local, ajudam a aumentar o índice de êxodo rural na região. “Infelizmente, a precariedade dos serviços é um fator que agrava e muito a fuga de pessoas para centros maiores, que oferecem melhor estrutura de comunicação”, disse.
Na reunião da última semana, Frederico já havia encaminhado à CPI documento elaborado por produtoras rurais solicitando a adoção de providências imediatas para a melhoria do sinal de telefonia móvel na região. Os recorrentes problemas levaram determinadas zonas rurais a serem conhecidas como “Triângulo das Bermudas”.
Prorrogação
Além de Santana do Livramento, os municípios de Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Santa Maria também receberão audiências da CPI. Em agosto e setembro, os deputados deverão ouvir Anatel, Ministério das Comunicações e as seis principais operadoras atualmente em atividade no mercado. Anteriormente prevista para encerrar no início de setembro, os deputados aprovaram a prorrogação dos trabalhos por mais 60 dias.
Fonte: AL/RS