O presidente da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, deputado Daniel Bordignon (PT), esteve reunido, nesta quarta-feira (10), com a juíza federal Clarides Rahmeier, juntamente com o deputado Raul Carrion (PCdoB) e Nelson Härter (PMDB), além de representantes sindicais, para tratar da liminar que suspendeu a extração de areia do Rio Jacuí. A liminar foi concedida pela juíza Vânia Hack de Almeida, da Vara Federal Ambiental, Agrária e Residual de Porto Alegre, no dia 12 de maio, e paralisou diversas obras públicas.
Clarides comunicou que nesta sexta-feira (12), realizará uma audiência com as empresas, governo e trabalhadores para estudar a possibilidade de revogar a liminar. “O governo do Estado já está tomando as medidas necessárias para resolver os problemas que levaram à suspensão da extração de areia do Rio Jacuí. O Rio Grande do Sul vive um momento de amplo desenvolvimento da construção civil, que não pode ser interrompido”, destaca Bordignon.
Os deputados relataram uma série de ações que o Governo Tarso vem tomando para resolver o problema. Entre elas, a contratação emergencial de 50 técnicos para a Fepam, a intensificação da fiscalização, e a revisão de todos os licenciamentos em vigor.
Participaram o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS), Guiomar Vidor, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Marítimos e Fluviais (SINFLUMAR), Valdez Oliveira e o presidente do Sindicato dos Depósitos, Distribuidores Comerciantes de Areia do RS (Sindareia), Laércio Thadeu Pereira. Vidor saiu da reunião otimista de que a liminar deverá ser revogada nesta audiência e os trabalhadores, que estão com paralisados há dois meses, poderão retomar seus postos de trabalho. “O relato a respeito das medidas que o governo está tomando foi fundamental para que ela firmasse convicção e decidisse pela convocação da audiência de sexta-feira”, avaliou.
Fonte: AL/RS