Contrarrazões

Modelo de contrarrazões – De acordo com o novo CPC

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA _ª VARA _______ DA COMARCA DE __________ – PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO ________________ 

Ação n° ___________________ 

_______________, já qualificado nos autos do processo em epígrafe, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado abaixo assinado, com base no § 2º do artigo 1.009 (apelação)/inciso II do artigo 1.019 (agravo de instrumento)/§ 2º do artigo 1.021 (agravo interno)/§ 2º do artigo 1.023 (embargos de declaração)/ § 2º do artigo 1.028 (recurso ordinário)/artigo 1.030 (recurso extraordinário ou especial) do novo Código de Processo Civil, apresentar CONTRARRAZÕES ao recurso de apelação/agravo de instrumento/agravo interno/etc interposto pelo _______________, também já qualificado, pelas razões a seguir expostas. 

Após os trâmites de praxe, requer sejam as contrarrazões encaminhadas ao Tribunal de Justiça do Estado de _____________ para o desprovimento do recurso de apelação/agravo de instrumento/agravo interno/etc interposto pelo ________________. 

 Termos em que pede deferimento.

Cidade (UF), data.

________________________

ADVOGADO

OAB/UF ______ 

 

EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE ____________

COLENDA CÂMARA,

ÍNCLITOS JULGADORES,

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) RELATOR(A), 

SÍNTESE FÁTICA                                                             

O Recorrido [apresentar o contexto fático que levou à judicialização do problema].

[Fazer uma breve síntese do processo e apontar os fundamentos da sentença que julgou em favor do Recorrido – IMPORTANTE].

Diante disso, tem-se que os argumentos do Recorrente não merecem prosperar, motivo pelo qual a decisão recorrida deve se manter intacta.

 

FUNDAMENTAÇÃO JURÍDICA                

[Se achar necessário, criar vários tópicos, de acordo com a contestação apresentada no primeiro grau e conforme os fundamentos da sentença]

Conforme já mencionado, o Recorrente não comprovou no primeiro grau [apontar o que o Recorrente não comprovou].

Em razão disso, o juízo singular entendeu pela improcedência dos pedidos formulados pelo Recorrente. Em síntese, a sentença recorrida utilizou como fundamentos o seguinte:

[elencar os fundamentos da sentença que são favoráveis e acolheram os argumentos do Recorrido]

a) O Recorrente não comprovou as alegações feitas na petição inicial ………….;

b) A perícia realizada durante a fase de instrução demonstrou que o Recorrente não possui direito………….;

[…]

Nesse sentido, tem-se que o direito do Recorrido é evidente/o Recorrente não comprovou as alegações de direito (no caso do Recorrente ser o autor da inicial).

Veja-se: o Recorrente não comprovou as suas alegações, em desrespeito ao ônus probatório estabelecido pelo artigo 373 do novo Código de Processo Civil. Em síntese, o Recorrente [dizer as razões pelas quais os fundamentos da sentença devem ser mantidos e estão corretos]. Diante disso, a sentença recorrida acertou bem em acolher tal entendimento como fundamento.

[Reutilizar os argumentos levantados no primeiro grau que foram acolhidos pela sentença recorrida].

[…]

Diante do exposto, a manutenção da sentença recorrida é medida que se impõe, tendo em vista que o Recorrido [dizer resumidamente os motivos]. 

Pelas razões acima expostas, requer-se o desprovimento do recurso de apelação/agravo de instrumento/agravo interno/etc interposto pela Recorrente e a imediata execução da sentença recorrida [se for o caso]. 

Termos em que pede deferimento.

Cidade (UF), data.

________________________

ADVOGADO

OAB/UF ______

Como citar e referenciar este artigo:
INVESTIDURA, Portal Jurídico. Modelo de contrarrazões – De acordo com o novo CPC. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2017. Disponível em: https://investidura.com.br/peticoes/contrarrazoes/modelo-de-contrarrazoes-de-acordo-com-o-novo-cpc/ Acesso em: 20 abr. 2024