Cartas

Modelo de carta reclamação por espera excessiva na fila para atendimento do INSS

CARTA RECLAMAÇÃO

 

À direção do Instituto Nacional do Seguro Social de  [ESTADO] – [LOCAL DA SEDE]

Assunto: Reclamação por espera excessiva na fila para atendimento

 

 Eu, [nome completo], inscrito no CPF sob o no _______________ e registrado com o no __________ na CNH, residente na Rua [IDENTIFICAR], no _______, CEP ______________, bairro _____________ da cidade de _________________, estado de ___________________, venho apresentar reclamação por espera excessiva na fila do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS de ________________ [LOCAL] para atendimento no dia _______ de [MÊS] de [ANO].

 No dia acima especificado, compareci à sede do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS em [NOME DA CIDADE] para [ESPECIFICAR O OBJETIVO DA IDA]. Cheguei e retirei a senha de atendimento às [HORÁRIO], conforme o arquivo anexo. Contudo, só fui atendido às [HORÁRIO], totalizando ______ horas de espera na fila para atendimento.

 Importante ressaltar que devido ao horário restrito de atendimento do INSS/[SIGLA DO ESTADO] [ESPECIFICAR O HORÁRIO DE ATENDIMENTO] e da imprescindibilidade da ida presencial para ________________________, foi necessário comparecer durante o período de intervalo do meu trabalho. Contudo, devido à espera completamente desproporcional e abusiva, ultrapassei o período de intervalo de almoço, o que me fez chegar atrasado no emprego e causou o recebimento de advertência pelo atraso.

 Tendo em vista os padrões éticos mínimos de atendimento, o dever de eficiência do serviço público previsto no caput do artigo 37 da Constituição Federal, encaminho esta reclamação a fim de que sejam tomadas providências para melhora no atendimento dos cidadãos e, por fim, que a reclamação seja respondida no prazo máximo de 30 dias.

 Caso seja desrespeito este prazo sem qualquer tentativa de diálogo, será enviada cópia desta reclamação para o Ministério Público de [ACRESCENTAR].

 

[CIDADE], [DIA] de [MÊS] de [ANO].

 

_________[ASSINATURA]_________

[NOME COMPLETO]

 

Dados para envio da resposta:

E-mail:

Endereço:

Telefone:

 

Anexos:

 1.    Cópia do documento de identidade

 2.    Canhoto para senha de fila [com horário de entrada]

 3.    Documento que comprova o horário do atendimento

Como citar e referenciar este artigo:
INVESTIDURA, Portal Jurídico. Modelo de carta reclamação por espera excessiva na fila para atendimento do INSS. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2017. Disponível em: https://investidura.com.br/documentos/cartas/modelo-de-carta-reclamacao-por-espera-excessiva-na-fila-para-atendimento-do-inss/ Acesso em: 28 mar. 2024