Direito Previdenciário

Modelo de ação ordinária para a constituição de auxílio-reclusão

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __ VARA CÍVEL DA COMARCA DE …………………

___________, __________, estudante, menor, portador da Cédula de Identidade __ e do CPF __, representado neste ato por __________, _________, _______, __________, portador da Cédula de Identidade __ e do CPF __, residente e domiciliado __________, nesta Cidade, por seu advogado signatário, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, propor AÇÃO ORDINÁRIA PARA A CONSTITUIÇÃO DE AUXÍLIO-RECLUSÃO em face do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), situado __________, pelos seguintes fatos e fundamentos:

DOS FATOS

1. O Requerente é dependente de seu genitor que fora preso, conforme certidão anexa ______________.

2. O Requerente, por não possuir qualquer meio de subsistência, posto que é menor e dedica o seu tempo ____________, sendo que sua única fonte de renda era proveniente de seu genitor.

3. O genitor é segurado da previdência social, cujo número de identificação ______________________. Seu documento de identificação, RG e CPF, estão inclusos em anexo __________.

O genitor encontra-se, também, sem nenhum meio de sustentação, ___________.

4. Após a prisão de seu genitor, o Requerente ficou e continua sem condições de arcar com suas custas pessoais, como alimentação, estudos, vestuário e de suas precisões habituais.

5. Todos os documentos comprobatórios de recolhimento à Previdência Social estão anexos ____________.

6. Para comprovar a relação de parentesco do Requerente com o genitor, estão anexos todos os documentos necessários _________________.

7. O INSS negou o pedido do requerente, alegando que _________________.

DO DIREITO

Por ter preenchido os requisitos legais previstos na Lei nº 8.213/91, o guardião legal do requerente tornou-se segurado da Previdência Social, que visa amparar os seus contribuintes. Sendo assim, nada mais justo que com a prisão do segurado, o benefício se estenda ao seu dependente para que este possa ter suas necessidades básicas supridas, como já exposto.

Além disso, preceitua o art. 80 do diploma legal supra citado que “o auxílio-reclusão será devido, nas mesmas condições da pensão por morte, aos dependentes do segurado recolhido à prisão, que não receber remuneração da empresa nem estiver em gozo de auxílio-doença, de aposentadoria ou de abono de permanência em serviço”. Sendo assim, observa-se que o requerente preenche o requisito legal para a concessão de pensão por morte do segurado.

Cabe lembrar também que o benefício previdenciário, ora pleiteado, é devido desde a data da prisão do segurado, já que este pedido foi pleiteado antes dos 30 dias legais.

Nesse sentido, _________.

DO PEDIDO

Diante do exposto, requer de Vossa Excelência:

a) a citação do Réu, através de sua Procuradoria Regional, para, querendo, conteste a presente ação.

b) a condenação do Réu na concessão, ao requerente, do auxílio-reclusão, desde a prisão do segurado que seu deu no dia __________ calculada na forma da Lei, acrescidas de juros e correção monetária as prestações em atraso, condenando-se o réu, ainda, nas custas processuais e honorários de advogado.

d) a intimação do representante do Ministério Público.

Protesta provar o alegado por todos os meios de provas admitidos em direito, especialmente, pela oitiva de testemunhas.

Dá à presente o valor de R$ ____________.

Nesses Termos,

Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]

[Número de Inscrição na OAB]

Como citar e referenciar este artigo:
MODELO,. Modelo de ação ordinária para a constituição de auxílio-reclusão. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2016. Disponível em: https://investidura.com.br/modelos/direito-previdenciario/modelo-de-acao-ordinaria-para-a-constituicao-de-auxilio-reclusao/ Acesso em: 18 abr. 2024