Língua Portuguesa

Questão comentada – Parônimos – FGV – 2016 – CODEBA – Analista Portuário – Administrador

Questões comentadas de Concurso Público

(48) Texto I – Do relatório à pizza – Nos últimos anos, relatórios produzidos por Comissões Parlamentares de Inquérito têm merecido destaque na mídia nacional por impactos das denúncias que investigam. Algumas das sessões de inquérito são transmitidas por canais de televisão e acompanhadas por milhares de brasileiros interessados no resultado das investigações conduzidas por seus representantes legislativos. Muitos jornais publicam trechos dos relatórios produzidos por essas comissões de inquérito. De modo geral, porém, as expectativas dos eleitores são frustradas quando veem relatórios que apontam responsabilidades por crimes de corrupção e desvio de verbas públicas serem “engavetados” sem que os responsáveis sejam punidos. (João Montanaro, Folha de São Paulo, 19-05-2012) “Algumas das sessões de inquérito são transmitidas por canais de televisão e acompanhadas por milhares de brasileiros interessados no resultado das investigações conduzidas por seus representantes legislativos”. Sobre os componentes desse segmento do texto, assinale a afirmativa inadequada.

(a) “Transmitidas”, “acompanhadas” e “conduzidas” são palavras formalmente idênticas.

(b) “Milhares de brasileiros” equivale semanticamente a “brasileiros aos milhares”.

(c) “No resultado das investigações” funciona como complemento do adjetivo “interessados”.

(d) O possessivo “seus” tem por referente “brasileiros”.

(e) A forma “sessões” está incorreta, devendo ser substituída por “seções”.

Comentário: (A) As três palavras são formalmente idênticas, pois são verbos, femininas e no plural. (B) As duas frases dão sentido de um número grande de brasileiros acompanharam as sessões de inquérito. (C) A sentença “no resultado das investigações” em questão está complementando o adjetivo interessados, pois quem é interessado é interessado em alguma coisa. (D) O pronome possessivo seus refere-se aos brasileiros. (E) Correta. Sessões está sendo utilizada corretamente, pois refere-se a uma reunião, assembleia, apresentação. Por sua vez, seções é utilizada para se referir a uma divisão ou a uma parte de um todo.

Como citar e referenciar este artigo:
INVESTIDURA, Portal Jurídico. Questão comentada – Parônimos – FGV – 2016 – CODEBA – Analista Portuário – Administrador. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2017. Disponível em: https://investidura.com.br/concurso-publico/lingua-portuguesa/questao-comentada-paronimos-fgv-2016-codeba-analista-portuario-administrador/ Acesso em: 28 mar. 2024