Direito Administrativo

Questão comentada – Administração Pública e Governo – FUNIVERSA – 2016 – Instituto Federal do Amapá (IFAP) – Auxiliar em Administração

Questões comentadas de Concurso Público

(12) No sistema de governo brasileiro, os chefes do Poder Executivo (presidente da República, governadores e prefeitos) exercem, ao mesmo tempo, as funções administrativa (Administração Pública) e política (governo). No entanto, são funções distintas, com conceitos e objetivos bem definidos. Acerca de Administração Pública e governo, assinale a alternativa correta.

a) Administração Pública e governo são considerados sinônimos, visto que ambos têm como objetivo imediato a busca da satisfação do interesse coletivo.

b) As ações de Administração Pública têm como objetivo a satisfação do interesse público e são voltadas à execução das políticas públicas.

c) Administração Pública é a atividade responsável pela fixação dos objetivos do Estado, ou seja, nada mais é que o Estado desempenhando sua função política.

d) Governo é o conjunto de agentes, órgãos e pessoas jurídicas de que o Estado dispõe para colocar em prática as políticas públicas.

e) A Administração pratica tanto atos de governo (políticos) como atos de execução das políticas públicas.

Comentário: (A) Conforme o próprio enunciado na questão, administração pública e governo são conceitos distintos. O governo estabelece as metas políticas, a administração as executa. (B) Correto. Essas políticas públicas são justamente as que foram estabelecidas pelo governo. (C) A assertiva trata do conceito de Governo. (D) A assertiva trata do conceito de administração pública. (E) A administração pratica apenas atos de execução. Cabe ao governo a prática dos atos políticos.

Como citar e referenciar este artigo:
INVESTIDURA, Portal Jurídico. Questão comentada – Administração Pública e Governo – FUNIVERSA – 2016 – Instituto Federal do Amapá (IFAP) – Auxiliar em Administração. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2016. Disponível em: https://investidura.com.br/concurso-publico/direito-administrativo-concurso-publico/questao-comentada-administracao-publica-e-governo-funiversa-2016-instituto-federal-do-amapa-ifap-auxiliar-em-administracao/ Acesso em: 29 mar. 2024