Economia Política

Manifesto Do Partido Comunista – Marx

Manifesto Do Partido Comunista – Marx

 

 

Faz uma análise histórica e aponta a burguesia como a nova classe opressora, sugerindo uma revolução proletária. Contudo Marx ressalta a importância dos burgueses para a derrubada da monarquia.

 

*burgueses: classe dos capitalistas, detentores dos meios de produção e empregadores do trabalho assalariado.

 

*proletários: operários assalariados modernos que não possuindo meios de produção vendem a força de trabalho para sua sobrevivência.

 

 

No capítulo I:

 

            Marx e Engels descrevem que a história da sociedade até hoje é feita através da luta de classes (entre opressores e oprimidos). No qual, a moderna sociedade burguesa não eliminou os antagonismos entre as classes; apenas estabeleceu novas classes, novas condições de opressão, novas lutas em lugar das antigas. Essa classe, porém foi caracterizada por simplificar os antagonismos de classe em apenas duas classes: a burguesia e o proletariado.

 

-a burguesia com o estabelecimento da grande indústria e do mercado mundial, conquista o domínio político exclusivo no Estado representativo moderno.

-A burguesia desempenhou na história um papel extremamente revolucionário

-No lugar da exploração mascarada por ilusões políticas e religiosas, a burguesia colocou a exploração aberta, despudorada, direta e árida.

-A classe dominante submeteu o campo ao domínio da cidade.

-Os burgueses criam a livre concorrência, com uma constituição política e social apropriada.

 

 

Críticas de Marx:

 

*Modo de produção burguês, onde os proletários são escravizados pela máquina, pelo capataz e, sobretudo pelo singular fabricante em pessoa.

*divisão de classes

*O poder político do Estado nada mais é do que um comitê para administrar os negócios comuns a toda sociedade burguesa.

*a burguesia suprime cada vez mais a dispersão dos meios de produção, da propriedade e população.

 

 

            Marx também adverte em seu texto que de todas as classes que hoje se opõem a burguesia, apenas o proletariado é uma classe verdadeiramente revolucionária. As armas de que se serviu a burguesia para abater o feudalismo voltam-se agora contra a burguesia. Mas a burguesia não apenas forjou as armas que lhe trarão a morte; produziu homens que empunharão essas armas (os proletários). Como o próprio Marx cita o declínio e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis.

 

 

Compare preços de Dicionários Jurídicos, Manuais de Direito e Livros de Direito.

Como citar e referenciar este artigo:
2008/2, DIreito UFSC. Manifesto Do Partido Comunista – Marx. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2008. Disponível em: https://investidura.com.br/resumos/economia-politica/manifesto-do-partido-comunista-marx/ Acesso em: 19 abr. 2024