MP/SC

Comissão de Pesca e Aquicultura recebe organizadores do III Aquapescabrasil


Com o propósito de apresentar o maior evento de pesca e aquicultura do Brasil, realizado pelo Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí (Sindipi), os organizadores do III Aquapescabrasil participaram da reunião da Comissão de Pesca e Aquicultura, presidida pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT). O encontro abordou a importância da realização de eventos como estes, que valorizam a cultura catarinense e divulgam o estado.

A III Edição da Aquapescabrasil ? Feira Internacional da Pesca e Aquicultura, que este ano acontece de 7 a 9 de novembro, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, visa reunir os maiores nomes dos setores de pesca e aquicultura e contará com a participação do deputado Edison Andrino (PMDB), que na ocasião estará representando a comissão. Com espaço destinado à exposição de produtores e serviços do setor, a feira promoverá palestras, debates nacionais e internacionais, além de workshops gastronômicos focados no incentivo ao consumo de pescados. ?Esse debate sobre os potenciais e desafios da indústria da pesca proporciona um maior planejamento de toda a cadeia em busca de uma forma sustentável de produção com solução conjunta para o setor?, destaca Ivan Gogolevsky, organizador do evento.

Segundo Gogolevsky, o evento nasceu em Santa Catarina com a intenção de promover a interação entre os produtores e o mercado, impulsionando o crescimento do setor. ?Na busca da expansão e conhecimento pleno das técnicas da pesca atendemos ao pedido de Salvador (BA) em realizar o evento lá?, destacou.

Presente na reunião, José Sebastião Marcatti, representante da Secretaria Estadual da Pesca e Aquicultura, ressaltou a importância do evento, uma vez que Santa Catarina possui um forte potencial no setor. De acordo com Marcatti, atualmente o estado é o primeiro produtor nacional em pescado, na pesca industrial e na pesca artesanal, com mais de 155 mil toneladas ao ano, com 90% da produção nacional da maricultura, sendo o 3° produtor nacional de piscicultura de água doce, com 28 mil toneladas ao ano. ?Santa Catarina só tem a ganhar com o evento. Somos parceiros e temos o maior interesse em participar e divulgar esta iniciativa?, frisou.

Projeto de Lei

Dentro do contexto, os membros da comissão aproveitaram a reunião para aprovar o Projeto de Lei nº 182/2012, de autoria do deputado Edison Andrino, que propõe que a pesca artesanal da tainha seja declarada patrimônio histórico, artístico e cultural de Santa Catarina.

Segundo o autor da matéria, a pesca artesanal da tainha é um dos maiores eventos culturais do litoral catarinense. ?A atividade movimenta a comunidade, a economia e a gastronomia e está enraizada na cultura das comunidades litorâneas desde o período da colônia?, salienta.

A temporada da pesca da tainha tem início no mês de maio, findando geralmente no dia 29 de junho, dia de São Pedro, padroeiro da pesca. Ocorre no litoral catarinense em função da migração dos cardumes vindos da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, com a chegada das frentes frias. A pesca artesanal da tainha é realizada coletivamente nas comunidades, reunindo homens, mulheres e crianças em um ritual que se repete todos os anos. O pescado é dividido entre os membros da comunidade ainda na praia.

Os deputados José Milton Scheffer (PP), Manoel Mota (PMDB) e Dóia Guglielmi (PSDB), membros da comissão, também participaram da reunião. (Tatiani Magalhães)

Fonte: AL/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Comissão de Pesca e Aquicultura recebe organizadores do III Aquapescabrasil. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpsc/comissao-de-pesca-e-aquicultura-recebe-organizadores-do-iii-aquapescabrasil/ Acesso em: 18 abr. 2024