MP/SC

Dos Gabinetes – Vetos da presidenta mantêm tratamento diferenciado à agricultura familiar no Código Florestal


Para o deputado, o grande desafio agora é adequar o Código Ambiental Catarinense à nova legislação federal e garantir o pagamento ao agricultor que preserva

A decisão da presidenta Dilma Rousseff de vetar as emendas aprovadas no Congresso Nacional no texto da medida provisória que trata do novo Código Florestal é positiva por que mantém o tratamento diferenciado restrito às pequenas propriedades. Essa é a opinião do deputado Dirceu Dresch, líder do PT na Assembleia Legislativa. ?Quem tem mais área de terra, terá de manter maiores áreas de preservação permanente. A nova regra não vai inviabilizar as pequenas propriedades?, explica.

Dresch destaca como desafio para Santa Catarina a adequação do Código Ambiental ao novo Código Florestal Brasileiro, bem como a implementação do programa de pagamento ao agricultor que mantém áreas preservadas.

Conforme o parlamentar, em Santa Catarina mais de 95% das propriedades rurais têm tamanho entre 1 e 4 módulos fiscais, por isso precisarão recuperar até 5 metros nas margens de rios. ?Santa Catarina possui 187.261 estabelecimentos agropecuários. O tamanho do módulo fiscal aqui no estado varia de 7 a 28 hectares. Portanto, fica claro que o Código Florestal é flexível para 95,71% das propriedades rurais catarinenses, com até 4 módulos fiscais?, enfatiza Dresch.

O texto sancionado pela presidenta mantém o escalonamento da faixa de recomposição da Área de Preservação Permanente (APP) à margem de rios de acordo com o tamanho dos imóveis rurais que desmataram até 22 de julho de 2008 (ver tabela abaixo).

Nas propriedades com até 2 módulos fiscais, onde a AAP desmatada estiver sendo usada para plantação agrícola, a área a ser recuperada exigida é de até 10% da propriedade. Entre 2 e 4 módulos fiscais, o máximo exigido será 20% do tamanho da propriedade. Para regularizar a propriedade, o agricultor deverá inscrever-se no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). A recomposição das áreas desmatadas deverá ser feita com árvores nativas, o que inclui as frutas nativas.

Novas regras

Topos de morros e encostas

Em morros, só conta como Área de Preservação Permanente (APP) a área acima de 100 metros de altura (topo do morro), medido a partir da sua base. Abaixo disso, a encosta do morro não é considerada APP, desde que a inclinação não ultrapasse 45º.

Nas encostas, entre 25º e 45º, podem ser feitos os cultivos permanentes, como café, fruticultura (laranja, uva, maçã), pastagens e reflorestamento. Os campos de altitude (1.800 m acima do nível do mar) são APP.

Reserva legal

Uma porção da propriedade deve ser mantida preservada. Mas a lei possibilita o corte de 15m³, uma vez ao ano, para uso da madeira na propriedade, sem fim comercial. Também é permitida a coleta de ervas, sementes e frutos. O tamanho da Reserva Legal varia conforme o bioma, na região de SC é 20% da propriedade.

APP + Reserva Legal

Para a agricultura familiar (até 4 módulos fiscais) é permitido o uso de 100% da Área de Preservação Permanente no cálculo do percentual da Reserva Legal.

Margem de rio

Para propriedades em áreas consolidadas e para quem desmatou na beira de rios e nascentes antes de 22 de julho de 2008, a área que precisa ser reflorestada para recompor a APP vai depender do tamanho da propriedade e da largura do rio. A medida beneficia os agricultores familiares, que terão prazo e recursos para fazer isso. Áreas à margem de rios que estavam preservadas após julho de 2008 não podem ser alteradas.

Tamanho da propriedade

(por módulo fiscal) Área que deve ser recuperada

Rio até 10m

Rio com + mais de 10m

De 0 a 1 5m (ou 10 % da propriedade) 5m

De 1 a 2 8m (ou 10 % da propriedade) 8m

De 2 a 4 15m (ou 20% da propriedade) 15m

De 4 a 10 20m 30m + 50% da largura do rio

+ de 10 30m 30m a 100m + 50% da largura do rio

Exemplo: o dono de uma propriedade de 1 módulo fiscal que desmatou a margem de um rio com 10 metros de largura deve reflorestar uma faixa de 5 metros ao longo do rio. Em Chapecó, um módulo fiscal equivale a 20 hectares; em Braço do Norte é igual a 14 ha.

Cadastro Ambiental Rural ? CAR

O novo Código Florestal mira na desburocratização. A partir de agora, todos os agricultores têm prazo de um ano para fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR), gratuito, sem a necessidade da averbação da Reserva Legal em Cartório. O agricultor que não fizer o cadastro, não terá acesso a linhas de crédito como o Pronaf.

Cota ambiental

Áreas que tenham mais de 20% de reserva legal depois de cadastradas no CAR poderão oferecer esse excedente a outra propriedade através da Cota de Reserva Ambiental (CRA). Cada cota corresponde a 1 hectare e poderá ser negociada para compensar a falta de reserva legal de outro imóvel rural situado no mesmo bioma. É uma opção de mercado para os agricultores que mantiveram áreas preservadas.

Assessoria de Imprensa

Deputado Dirceu Dresch

Líder do PT na Assembleia Legislativa de Santa Catarina

(48) 3221 12628 / (48) 9944 0190

Fonte: AL/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Dos Gabinetes – Vetos da presidenta mantêm tratamento diferenciado à agricultura familiar no Código Florestal. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpsc/dos-gabinetes-vetos-da-presidenta-mantem-tratamento-diferenciado-a-agricultura-familiar-no-codigo-florestal/ Acesso em: 25 abr. 2024