MP/SC

Projeto garante matrícula escolar a crianças de cinco anos


O deputado Darci de Matos (PSD) pretende assegurar o direito à matrícula no 1º ano do ensino fundamental à criança que completar seis anos até o dia 31 de dezembro do respectivo período letivo. É o que prevê o PL 38/2012, que tramita na Comissão de Educação, Cultura e Desporto. Conforme o parlamentar, muitas escolas particulares não estão aceitando matricular crianças que completem seis anos após o início do ano letivo, o que exige a repetição do pré-escolar.

Matos exemplifica que no vizinho estado do Paraná a legislação permite o ingresso no ensino fundamental às crianças com cinco anos de idade, desde que completem seis até o final do respectivo ano letivo. ?Isso tem levado pais que residem em regiões limítrofes a matricularem seus filhos, com idade incompatível com a nossa legislação, em estabelecimento de ensino daquele estado e, após o início das aulas, solicitam transferência para escolas da rede de ensino de Santa Catarina?, informa. O projeto proposto deve corrigir essa situação e desestimular a prática de contornar a legislação catarinense. (Lisandrea Costa)

Fonte: AL/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Projeto garante matrícula escolar a crianças de cinco anos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpsc/projeto-garante-matricula-escolar-a-criancas-de-cinco-anos/ Acesso em: 29 mar. 2024