MP/SC

Celesc promove 2º Congresso de Consumidores


Com o objetivo de estimular a participação da sociedade e promover a transparência nas decisões tomadas para o setor elétrico, a Celesc promove desta quarta (26) até sexta-feira (28) o 2º Congresso de Consumidores. O evento, realizado na sede da concessionária, em Florianópolis, reúne representantes das classes consumidoras e do setor elétrico, provenientes de 18 estados.

O presidente do Conselho de Consumidores da Celesc (Conccel) Paulo Henrique Simon, destacou que a participação da sociedade é fundamental para o aperfeiçoamento da gestão do setor elétrico, que conta com muitos entraves que prejudicam a melhora nos serviços. ?O ponto de partida é colocar o consumidor dentro da empresa para que digam o que está dando certo e o que está dando errado, afastando assim as interferências políticas?.

Um avanço, disse Simon, foi a criação, em 1994, do Conccel, que reúne representantes de diferentes classes de consumidores, como indústria, comércio, residencial e poder público. O conselho tem como principal finalidade manifestar-se a respeito das tarifas e da qualidade da energia elétrica fornecida, participando ainda da elaboração de programas educacionais destinados a orientação dos consumidores. ?O Conccel foi criado para ajudar a Celesc a fazer bem o seu serviço, discutindo geração, distribuição e geração de energia?, disse.

Redução dos preços

O custo da energia elétrica no país é um dos temas mais sensíveis a serem abordados no Congresso. O anúncio, pelo governo federal, da redução em cerca de 16,2% nos valores cobrados aos consumidores residenciais e de até 28% para as indústrias, foi considerado um avanço, mas ainda insuficiente para tirar o Brasil da posição de quinto país com as tarifas elétricas mais elevadas do mundo, segundo Simon.

Ele ressaltou que o problema é ocasionado por falhas no modelo de gestão do setor, como a burocracia, que tira a agilidade das empresas. ?Queremos que as tarifas sejam adequadas ao que o consumidor pode pagar e que funcionem como um estímulo à economia. Para isso, o atual modelo precisa ser aperfeiçoado, agregando elementos do setor empresarial, o que possibilitaria a melhora no atendimento aos consumidores?, disse.

O primeiro Congresso de Consumidores da Celesc foi realizado em 2011, durante a Feira e Congresso de Energia Powergrid, em Joinville. Na edição deste ano, que conta com a participação de representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Associação de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Eletrosul e Tractebel, destaque para o tema inteligência analítica das reclamações dos consumidores.

Nesta quinta-feira (27), o presidente da Celesc abre a programação falando sobre o modelo de distribuição de energia elétrica no Brasil e em Santa Catarina, do ponto de vista público. No último dia, os participantes fazem uma visita técnica à Subestação blindada, em Florianópolis.

As inscrições para o Congresso podem ser feitas pelo sitewww.celesc.com.br ou pelo e-mail conccel@celesc.com.br. (Alexandre Back)

Programação

Quarta-feira – 26 de setembro

09h ? Abertura

09h30 ? 10h ? Estrutura de organização dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica ? Paulo Henrique Simon, Presidente do Conccel.

10h ? 10h30 ? Modelo de geração e transmissão de energia elétrica no Brasil e em Santa Catarina do ponto de vista público ? Eletrosul.

14h ? 15h30 ? Inteligência analítica das reclamações de consumidores ? Alex Feil, superintendente da Aneel.

15h30 ? 6h ? Intervalo

16h ? 17h ? Tendências do custo de energia e o impacto sobre os consumidores ? Nelson Fonseca Leite, Abradee.

17h ? 18h ? Modelo de geração de energia elétrica no Brasil e em Santa Catarina do ponto de vista privado ? Tractebel Energia.

Quinta-feira – 27 de setembro

08h30 ? 09h30 ? Modelo de distribuição de energia elétrica no Brasil e em Santa Catarina do ponto de vista público ? Antônio Gavazzoni, Celesc.

09h30 ? 10h ? Intervalo

10h – 11h ? Distribuição do ponto de vista empresarial ? Carlos Frederico Hackerott, diretor da Fiesp e presidente do Conselho Bandeirante Energia.

11h ? 12h ? Fórum sobre o modelo de distribuição ? Moderador: Conccel

13h30 ? 15h30 ? Assembleia Geral do Conacen e assuntos de interesse dos Conselhos de Consumidores.

Sexta-feira – 28 de setembro

08h ? 10h ? Visita técnica à Subestação blindada, em Florianópolis.

Fonte: AL/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Celesc promove 2º Congresso de Consumidores. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpsc/celesc-promove-2o-congresso-de-consumidores/ Acesso em: 28 mar. 2024