MP/SC

Novo município de Balneário Rincão projeta destaque turístico


Um paraíso de águas. Assim Balneário Rincão, com seus 13 quilômetros de praia e seis lagoas de água doce, é conhecido no Sul do estado. Neste ano, com as primeiras eleições para prefeito e vereador, o novo município catarinense almeja lançar sua fama e propagar suas belezas naturais para todo Brasil e também aos países vizinhos.

Uma enxurrada de eleitores da região transferiu seu título para Balneário Rincão neste ano: cerca de 2.000 de um total de 9.803 eleitores. ?São pessoas que têm vínculo com o balneário, seja familiar, patrimonial, profissional ou comunitário?, destaca Marcos Antônio Moraes, chefe do Cartório da 79ª zona eleitoral.

O trabalho do Cartório foi grande e o próprio Tribunal Regional Eleitoral realizou, em junho, diligências no balneário para averiguar os endereços dos eleitores. Eles irão escolher entre dois candidatos a prefeito e 71 candidatos para nove vagas à Câmara Municipal.

Dificuldades atuais

Destino certo das famílias de Içara, Criciúma e região na temporada de verão, Balneário Rincão mantém-se calmo e quase abandonado no resto do ano. Os 14 mil habitantes enfrentam problemas graves, como deficiência de drenagem pluvial, que compromete o calçamento e o trânsito, pouca segurança, ausência de hospital, transporte público insuficiente e apenas duas escolas estaduais.

Nem mesmo o turismo recebe grandes investimentos: apenas um pequeno hotel funciona em Balneário Rincão e raras opções de lazer noturno abrem apenas no verão. ?Esta realidade deve mudar?, acredita o comerciante Ademir José Heleodoro, de 61 anos, conhecido pelo apelido Cabinho. Natural de Içara, ele mora em Balneário Rincão há mais de 40 anos e lembra bem das primeiras conversas e debates sobre a emancipação da localidade, ocorridos há duas décadas.

Do sonho à realidade

?Tudo começou com conversa de bar entre os moradores. Na época, a ideia cresceu com o intuito de transformar o balneário em distrito, para depois poder virar município. Chamamos a comunidade e tivemos uma grande reunião. A ideia deu certo: poucos anos depois Balneário Rincão se tornou distrito e aqui foi instalada uma sub-prefeitura de Içara,? destaca Cabinho.

O movimento de emancipação cresceu e culminou em 2003, com plebiscito popular que registrou 53,20% de aprovação dos habitantes. No mesmo ano, a Lei Estadual 12.668, de 03 de outubro, criou e limitou o novo município. No entanto, a emancipação foi impedida por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, ajuizada pelo procurador-geral da República, que alegou falta de uma lei complementar regulamentando critérios para a criação de novos municípios no Brasil. Só em agosto de 2009, o Supremo Tribunal Federal arquivou a ação, garantindo assim a realização das eleições municipais no novo município em 2012.

Novos rumos

Para Cabinho, o caminho agora é investir na preservação ambiental e no turismo para garantir um futuro de destaque ao município. ?Precisamos impedir a poluição de nossas lagoas, já afetadas pelas águas que trazem rejeito de carvão, assim como manter árvores nativas e melhorar o acesso à cidade, à praia, às lagoas?.

O comerciante acredita que, bem cuidado e planejado, Balneário Rincão pode se transformar na próxima Balneário Camboriú, cidade turística catarinense conhecida internacionalmente. ?Estou ansioso e esperançoso. Parece que vai nascer mais um neto!?, afirma Cabinho. (Tayana Cardoso de Oliveira)

Fonte: AL/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Novo município de Balneário Rincão projeta destaque turístico. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpsc/novo-municipio-de-balneario-rincao-projeta-destaque-turistico/ Acesso em: 18 abr. 2024