MP/SC

Abertas as inscrições para o Simpósio sobre Segurança Alimentar e Nutricional


Evento será realizado dia 16 de outubro na Assembleia Legislativa

Com o objetivo de promover o debate e a articulação de políticas públicas sobre alimentação saudável, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, através da Comissão de Saúde, realiza no Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, o I Simpósio sobre Segurança Alimentar e Nutricional. O evento reunirá, no Auditório Deputada Antonieta de Barros, palestrantes e debatedores de diversas entidades do setor.

O Simpósio é dirigido aos agricultores familiares; profissionais e estudantes das diversas áreas relacionadas à saúde, comunicação, produção de alimentos e agricultura; gestores públicos; entidades empresariais e industriais do setor de alimentação; parlamentares e sociedade interessada na temática. As inscrições são gratuitas, com limite de 500 vagas, e devem ser feitas pelo site: http://www.alesc.sc.gov.br/simposio.

A Comissão Científica do Simpósio espera que com o evento surjam avanços importantes na realização do Direito Humano à Alimentação Adequada e que esta possa ser oportunidade de troca de informações e conhecimentos entre as esferas de governo, sociedade civil e comunidade científica, para a melhoria da nutrição e da saúde das populações. Pretende-se ainda, estimular o consumo seguro através da produção sustentável e do abastecimento ampliado, e da regulamentação da publicidade de alimentos sem perder de vista a segurança alimentar e nutricional, a alimentação saudável e adequada e a promoção da saúde.

A realização do Simpósio ocorre em um momento muito peculiar da sociedade brasileira, onde os índices do uso de agroquímicos e dos organismos geneticamente modificados na produção de alimentos são alarmantes e as crises cíclicas de abastecimento vinculadas aos conglomerados agroindustriais em detrimento das produções regionais e locais são frequentes. Em contrapartida, abrem-se possibilidades concretas de abastecimento de alimentos às estruturas públicas, além de uma demanda crescente da sociedade por alimentos de base ecológica nos mais diversos canais de comercialização.

Este evento resgata os debates promovidos no âmbito nacional, especialmente na IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e no World Nutrition Rio 2012, cujas discussões evidenciaram a problemática do atual padrão alimentar da população brasileira, caracterizado pelo consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar, sal e gorduras provenientes da indústria alimentícia, e pela ingestão insuficiente de frutas, legumes e verduras, ricos em fibras, vitaminas e minerais. Tal situação atinge todas as classes sociais refletindo desfavoravelmente no estado nutricional e, consequentemente, nas estatísticas das doenças crônicas não transmissíveis como obesidade, diabetes, hipertensão e outras.

Outro fator que interfere negativamente no consumo alimentar é o mercado publicitário de grande impacto. A obrigação do Estado é proteger a saúde da população e garantir informações precisas. Para isso, necessita-se de políticas públicas que desenvolvam medidas regulatórias que imponham limites para a propaganda de alimentos, que muitas vezes não informa sobre os malefícios do consumo excessivo de determinados alimentos. Ao contrário, a publicidade de alimentos dá uma ideia equivocada sobre a qualidade nutricional e vende alimentos ricos em açúcares e gorduras como se fossem saudáveis.

O Simpósio é realizado pela Comissão de Saúde, Escola do Legislativo e Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, e conta com o apoio institucional do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar Sul ? Cecane; Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo ? Cepagro; Companhia Nacional de Abastecimento ? Conab; Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional ? Consea; Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina ? CIT/USFC; Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha ? CUT; Rede de Agroecologia Ecovida; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ? Mapa; Ministério do Desenvolvimento Agrário ? MDA. (Mirian Arins)

SIMPÓSIO

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: Caminhos para a alimentação saudável

16 DE OUTUBO DE 2012 – LOCAL: AUDITÓRIO ANTONIETA DE BARROS – ALESC

08h00 ? 09h00 TENDA JOSUÉ DE CASTRO

– Café Agroecológico com Prosa

– Credenciamento

– Entrega de material

09h00 ? 09h30 Solenidade de abertura

09h30 ? 12h00 CONFERÊNCIA ? Segurança Alimentar e Nutricional: caminhos para alimentação saudável

Palestra 1: Direito Humano à Alimentação Adequada e Segurança Alimentar e Nutricional

Palestrante: Maria Emília Pacheco (CONSEA)

Palestra 2: Consumo Alimentar e a Transição Nutricional

Palestrante: Rosely Sichieri (UERJ)

Palestra 3: Produção de Alimentos Seguros

Palestrante: Vildes Scussel (UFSC)

Moderador: Neila Maria Viçosa Machado (UFSC)

12h00 ? 13h30 Almoço

13h30 ? 15h00 Debate 01: Saúde e Publicidade de Alimentos

Convidada: Renata Alves Monteiro (OPSAN)

Debatedor: Aderley Serenita Sartori da Silva (MPSC)

15h00 ? 15h15 Apresentação das propostas e ações existentes em Santa Catarina

15h15 ? 15h30 Intervalo

15h30 ? 17h00 Debate 02: Produção de Alimentos Seguros em Santa Catarina: cenário atual e possibilidades de avanços

Convidado: Eduardo Antônio Ribas Amaral ? (SFA-SC/Mapa)

Debatedor: Natal João Magnantti (CONSEA-SC)

17h00 ? 18h00 Encaminhamentos e encerramento

Fonte: AL/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Abertas as inscrições para o Simpósio sobre Segurança Alimentar e Nutricional. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpsc/abertas-as-inscricoes-para-o-simposio-sobre-seguranca-alimentar-e-nutricional/ Acesso em: 16 abr. 2024