MP/SC

Escolas de Chapecó recebem a visita da Comissão de Educação


Com a proposta de elaborar um diagnóstico da situação de unidades escolares das regiões Oeste e Extremo Oeste, assessoras da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa realizaram vistorias em mais duas escolas estaduais nesta quarta-feira (19), em Chapecó.

Durante esta semana, a comissão já visitou outras 10 instituições nos municípios de Dionísio Cerqueira, São José do Cedro, Guaraciaba e São Miguel do Oeste. A solicitação partiu da vice-presidente da comissão, deputada Luciane Carminatti (PT).

O levantamento contempla dados como número de alunos, professores, servidores terceirizados, além de informações como problemas de infraestrutura detectados nos estabelecimentos e o andamento de obras de ampliação e reforma. Questões como acessibilidade, segurança e qualidade da merenda também foram temas abordados nas visitas. Além disso, foram vistoriados ginásios e quadras de esporte, laboratórios de informática e de ciências, refeitórios, banheiros, salas de aula e bibliotecas.

As vistorias foram realizadas nas Escolas de Educação Básica Valesca Parizotto e Jacob Gisi. A primeira oferece ensino fundamental e médio para cerca de 690 alunos em três turnos. Segundo o diretor Daniel José da Silva, a escola precisa de um ginásio de esportes, 10 salas de aula e um auditório novos. Além disso, necessita de revisão da rede elétrica, adequações de acessibilidade, bem como outras melhorias. ?Esta é uma reivindicação antiga da comunidade, aproximadamente 20 anos?, disse. Conforme a integradora da alimentação escolar da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Ilva Girotto Lorache, o projeto está em processo de licitação. ?Esta reforma está no topo da lista de prioridades da regional?, afirmou.

A EEB Jacob Gisi atende 305 alunos do ensino fundamental e cede espaço para duas turmas com 40 estudantes da rede municipal. De acordo com o diretor Elói Telmir dos Santos, a escola necessita de uma reforma estrutural, contemplando a construção de um ginásio de esportes e de novas salas de aula, a revisão da rede elétrica, a ampliação da biblioteca e adequações de acessibilidade. Além disso, os banheiros localizados ao lado da cozinha, em desacordo com as normas da Vigilância Sanitária, precisam ser reconstruídos em outro local adequado. Para Ilva, o projeto de reforma ainda não foi aprovado devido ao fato de que a escola está em processo de definição de municipalização. (Ludmilla Gadotti)

Fonte: AL/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Escolas de Chapecó recebem a visita da Comissão de Educação. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpsc/escolas-de-chapeco-recebem-a-visita-da-comissao-de-educacao/ Acesso em: 28 mar. 2024