MP/SC

Pescaria Brava é um dos mais antigos povoados catarinenses


O mais novo dos municípios catarinenses é considerado um dos povoados mais antigos do estado. De acordo com registros históricos, o primeiro povoamento fundado no sul de Santa Catarina foi Santo Antônio dos Anjos de Laguna (atual Laguna), em 1676, pelos portugueses. Anos mais tarde, surgiram povoados nas redondezas, entre eles Pescaria Brava, Tubarão e Jaguaruna.

No entanto, a região já era ocupada em 2000 a.C. Seus habitantes eram índios Carijós, da etnia Tupi-Guarani. Uma das comprovações desse povoamento são os sambaquis (montes de conchas), restos de utensílios e ossos humanos, encontrados nas margens do Rio do Siqueiro. Pontas de flecha e lanças também foram achados e podem ser vistos no Museu Anita Gabiraldi, no centro histórico de Laguna.

Em 15 de maio de 1857, Pescaria Brava se transformou num dos primeiros distritos criados pela Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por meio da Resolução nº 437. Foi elevado à categoria de Freguesia, a menor divisão administrativa, sendo denominada Freguesia de Bom Jesus do Socorro.

A igreja em homenagem ao santo foi inaugurada em 7 de agosto do mesmo ano e até hoje é um dos principais pontos de referência do município, tendo passado por restauração recentemente.

Importância histórica

Há indícios da presença de Pescaria Brava em acontecimentos históricos importantes da Região Sul. Registros da Revolução Farroupilha citam uma revolta ocorrida na localidade em julho de 1839.

É da comunidade de Laranjeiras, hoje pertencente a Pescaria Brava, o almirante Jesuíno Lamego da Costa, o Barão de Laguna. Nascido em 1811, ele foi tenente na Guerra do Paraguai, comandante na Revolução do Pará e ministro do Império, durante o reinado de Dom Pedro II.

Outra figura histórica é o soldado Clito Antônio de Araújo, que nasceu em Pescaria Brava e lutou pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) em território italiano, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi morto em combate na região de Marano, em 13 de novembro de 1944. Um monumento em sua homenagem foi erguido em Laguna em 1996.

Situação atual

Com aproximadamente 12 mil habitantes, Pescaria Brava ocupa um território de 120 quilômetros quadrados. É formado por 13 comunidades, entre as quais se destacam Santiago, Barreiros e Siqueiro, que margeiam a parte sul da Lagoa do Imaruí.

O município se destaca pela produção de camarão, considerado um dos melhores do estado. Há ainda engenhos de farinha, pequenas fábricas de malha e móveis, além da agricultura (com o cultivo de mandioca, feijão, milho e arroz) e pesca (com destaque para a tainha, corvina e anchova).

Em Pescaria Brava, não há agência ou posto bancário, nem caixa eletrônico. Os moradores podem recorrer a uma lotérica, inaugurada há pouco tempo.

(Marcelo Espinoza)

Série Eleições 2012

A Agência AL, juntamente com a TVAL e a Rádio Online, veicula uma série de reportagens sobre os dois novos municípios catarinenses: Balneário Rincão e Pescaria Brava. Nos links abaixo, você pode conferir a trajetória de Pescaria Brava até a emancipação, os preparativos para a primeira eleição e as reivindicações da população:

www.alesc.sc.gov.br/portal/imprensa/leitor_noticia.php?codigo=31021

www.alesc.sc.gov.br/portal/imprensa/leitor_noticia.php?codigo=31029

www.alesc.sc.gov.br/portal/imprensa/leitor_noticia.php?codigo=31037

Fonte: AL/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Pescaria Brava é um dos mais antigos povoados catarinenses. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpsc/pescaria-brava-e-um-dos-mais-antigos-povoados-catarinenses/ Acesso em: 16 abr. 2024