MP/SC

Primavera deve sofrer influência do fenômeno El Niño


A Primavera, que começa no Hemisfério Sul na próxima sexta-feira (21), tende a apresentar chuvas dentro da média em Santa Catarina, com influência do fenômeno climático El Niño. É o que aponta o Ciram/Epagri, órgão do governo estadual responsável pelo monitoramento dos recursos naturais e do meio ambiente no estado.

Segundo a meteorologista Marilene de Lima, o El Niño, que consiste no aquecimento normal das águas do Oceano Pacífico, deve se confirmar e ocasionar chuvas mais volumosas, principalmente nos meses de outubro e novembro. ?Mas essas precipitações podem se concentrar mais no Rio Grande do Sul e não chegar a Santa Catarina na proporção esperada?, alerta. O fenômeno climático influencia principalmente o regime de chuvas no Litoral catarinense e Vale do Itajaí.

Para as primeiras semanas da primavera, a expectativa é de chuvas mais frequentes e mal distribuídas, com precipitação acima da média principalmente no Litoral Sul do estado.

Com relação à possibilidade de enchentes, Marilene afirmou que ainda não é possível prever se o volume de chuvas esperado para a Primavera pode provocar problemas principalmente no Vale do Itajaí. ?Para isso, é importante acompanhar previsões que são feitas para o curto e médio prazo. Elas são mais valiosas para apontar se há um indicativo de chuvas volumosas?, explica.

Inverno mais quente e seco

Com relação à estação que está terminando, dados do Ciram/Epagri apontam que a chuva para o período ficou abaixo do esperado. Em julho, as precipitações ocorreram em maior quantidade e com maior frequência, mas em agosto, apenas nos últimos quatro dias foram registradas chuvas acima de 5 milímetros, consideradas significativas.

?Durante o Inverno, o Oeste e o Meio-Oeste seguiram uma precipitação abaixo do esperado. As frentes frias, que trazem chuva, não conseguiam chegar até Santa Catarina. Geralmente chegavam ao Rio Grande do Sul e iam para o Oceano Atlântico?, explica Marilene.

Já as temperaturas mantiveram-se dentro da média histórica somente em julho. Nos meses de agosto e setembro, o clima mais quente prevaleceu e as médias da temperatura ficaram acima do esperado. Na região de São Miguel do Oeste, por exemplo, a média histórica para setembro é de 22,8°C, mas neste ano esse índice está em 28,4°C, 5,6°C mais quente que o normal para o mês. (Marcelo Espinoza)

Fonte: AL/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Primavera deve sofrer influência do fenômeno El Niño. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpsc/primavera-deve-sofrer-influencia-do-fenomeno-el-nino/ Acesso em: 18 abr. 2024