MP/SC

Cuidados simples podem evitar alergias


Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que 35% da população sofre com algum tipo de alergia. O inverno é o período em que as alergias respiratórias como rinite, asma e bronquite têm maior incidência por conta da alta umidade do ar aliada a baixas temperaturas. No entanto, na primavera, que começa na próxima semana, os sintomas dessas doenças podem se agravar, em determinadas regiões, devido à maior concentração de pólen em suspensão no ar.

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai), a alergia ou reação de hipersensibilidade é uma resposta imunológica exagerada que ocorre em indivíduos suscetíveis geneticamente e previamente sensibilizados, e se desenvolve após a exposição a um determinado antígeno (substância estranha ao nosso organismo). Os principais causadores de alergias respiratórias são os ácaros, a poeira, os fungos e os pelos de animais. Eles provocam sintomas como coceira nos olhos, nariz e garganta, coriza transparente, espirros, obstrução nasal, tosse e dificuldade para respirar.

Precauções

Alguns cuidados podem ser tomados para evitar as reações alérgicas. Segundo especialistas, a principal medida é diminuir o contato com os causadores da alergia. ?É importante que a pessoa se conscientize que tem que cuidar do ambiente que a cerca para ter uma qualidade de vida melhor. Independente da estação do ano, tem que arejar a casa, limpá-la melhor, trocar a roupa de cama com frequência maior, não usar produtos químicos de cheiro forte?, recomendou o médico alergista e imunologista Jorge Anastácio Kotzias

Filho.

Para prevenir e combater as crises, é fundamental identificar as causas da alergia. Por isso, as pessoas que desenvolvem sintomas alérgicos devem procurar um médico para obter um diagnóstico adequado que assegure uma melhor alternativa de tratamento.

Podem ser necessários testes específicos, como os cutâneos e exame de sangue especial para alergia. Estes testes podem ser realizados na rede pública de saúde e em clínicas particulares.

Medicação e vacinação

Além do controle ambiental por meio da higiene, o paciente pode utilizar medicamentos para aliviar os sintomas da alergia. ?Temos os medicamentos sintomáticos. No caso da rinite, por exemplo, pode-se citar o antialérgico, o anti-histamínico, descongestionantes, soros e sprays nasais com corticóides?, disse Kotzias Filho. Esta modalidade de tratamento é fundamental para garantir o bem-estar do paciente, porém não elimina sua alergia.

Conforme a Asbai, o único tratamento que interfere no mecanismo básico da doença é a vacinação antialérgica. O princípio do tratamento com vacinas é a administração gradual de pequenas quantidades do alérgeno causador da alergia, que estimulam o sistema imunológico do paciente a desenvolver tolerância a ele. Este tipo de tratamento dura, em média, três anos. ?A imunoterapia é um tratamento longo, pois tem que ir diminuindo a sensibilidade do paciente aos poucos?, destacou Kotzias Filho. (Ludmilla Gadotti)

Fonte: AL/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Cuidados simples podem evitar alergias. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpsc/cuidados-simples-podem-evitar-alergias/ Acesso em: 16 abr. 2024